NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de novembro de 2017 / Por / 0 Comentário

A importância dos sistemas de detecção de incêndio

As empresas devem, preferivelmente, investir em um sistema de prevenção e detecção de incêndios, principalmente indústrias, galpões de estocagem, shopping centers, prédios residenciais e comerciais e locais que envolvem sistemas de alta complexidade.

A importância dos sistemas de detecção de incêndio

Em 2015, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB) divulgou dados que indicam um aumento de 33% no número de ocorrências de incêndio estrutural reportadas pela imprensa brasileira quando comparado ao mesmo período do ano anterior. As principais causas de incêndios estruturais estão ligadas à falta de manutenção preventiva dos sistemas, à falta de qualidade dos equipamentos e dos materiais utilizados na obra e projetos mal elaborados e executados.

Arcar com os custos de um ambiente pós-incêndio não significa somente realizar reparos ou reformas na propriedade. Por exemplo, se o local foi seriamente atingido, os danos podem implicar na interrupção dos negócios durante meses, causando mais prejuízos financeiros, ou até mesmo pode ter que fazer com que uma indústria feche as portas.

Para evitar incêndios: sistemas de detecção

As empresas devem, preferivelmente, investir em um sistema de prevenção e detecção de incêndios, principalmente indústrias, galpões de estocagem, shopping centers, prédios residenciais e comerciais e locais que envolvem sistemas de alta complexidade. Essas soluções devem ser adotadas dentro das normas técnicas, possibilitando ao empreendimento a proteção necessária e regulamentada, porém, em muitos casos, os empresários optam por materiais e empresas de “segunda linha”, o que pode comprometer seriamente a segurança do empreendimento e especialmente da vida dos usuários.

O que compõe um sistema de detecção de incêndio?

Um sistema de detecção de incêndio é composto por vários equipamentos e dispositivos. A Central de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável é responsável por receber a informação dos equipamentos que detectam a fumaça gerada pelo incêndio em sua fase inicial e, em caso de uma situação de alarme, acionar os sinalizadores audiovisuais. Já os Detectores de Fumaça verificam indícios iniciais de fogo e comunicam a central. Quando confiáveis e certificados, reduzem disparos de alarmes falsos. O Acionador Manual Endereçável é outra solução eficaz para sistemas de detecção de incêndios. Ele possui um interruptor que quando é acionado por uma pessoa em rota de fuga, por exemplo, ativa o alarme de incêndio.

Além disso, existe o Avisador Visual e Sonoro, que é um dispositivo que informa a condição do alerta ou incêndio para que os seres humanos deixem o ambiente imediatamente. Os modelos mais encontrados no mercado são os audiovisuais que quando acionados, emitem uma luz vermelha e um sinal sonoro, ao mesmo tempo. Os Cabos blindados são desenvolvidos para alimentação de sistemas de detecção e alarme de incêndio que evitam que as interferências externas sejam prejudicadas com os sinais transmitidos.

Sprinklers: a melhor opção para prevenção de incêndios

Os sistemas de detecção e alarme de incêndios são importantíssimos, porém vale ressaltar que sua função é limitada, pois não possuem a capacidade de controlar ou combater eventuais incêndios. Esta função é responsabilidade de outros sistemas como o de sprinklers, por exemplo. Neste caso o sistema de detecção trabalha associado aos sistemas de sprinkler para que aconteça todo o processo preventivo, desde a detecção da fumaça até o combate ao incêndio. O sistema de detecção poderá trabalhar paralelamente a um simples sistema de VGA (válvula de governo e alarme) ou associado aos sistemas mais complexos, tais como válvulas de dilúvio ou pré-ação, sendo este último destinado a áreas sensíveis a água, como CPD, estúdio de TV, entre outros.

Segundo as estatísticas (NFPA-NFIRS5.0-2012), o chuveiro automático, ou sprinkler, é uma ótima opção para que empresas públicas ou privadas tenham percentuais elevados de sucesso contra incêndios.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Quando um ambiente possui um sistema de detecção e de sprinkler instalados corretamente e de forma certificada, a chance para que um incêndio se desenvolva é pequeno. Em poucos segundos, o sistema de detecção identificará a presença de fumaça no ambiente e o sistema de chuveiros automáticos será acionado com a eventual elevação de temperatura, possibilitando a contenção ou até mesmo a extinção do incêndio antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros.

Para cada ambiente existe uma opção específica de sprinklers, por isso consulte os sprinklers da marca SKOP, a única com certificações internacionais.

Clique aqui para conhecer os modelos disponíveis.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×