NOTÍCIAS & EVENTOS

21 de julho de 2017 / Por / 0 Comentário

Ensaios Side-by-Side Burn comprovam eficiência dos sprinklers

A ABSpk realizou, pela primeira vez, um ensaio Side-by-Side Burn nos estados da da Bahia e Rio Grande do Sul.

Testes Side-by-Side Burn Comprovam Eficiência dos Sprinklers

O mês de junho foi um marco para as comunidades atuantes no combate e prevenção contra incêndios nos Estados da Bahia e Rio Grande do Sul. Isso porque a ABSpk realizou, pela primeira vez naqueles Estados, um ensaio Side-by-Side Burn. As queimas fizeram parte da rodada de eventos que a ABSpk está promovendo para amplificar o tema “sprinklers” em todo o Brasil, educando a indústria consumidora de chuveiros automáticos, a comunidade acadêmica, e os profissionais envolvidos com segurança contra incêndios em seu dia a dia.

Ensaios Side-by-Side Burn Comprovam Eficiência dos Sprinklers
À esqueda: ambiente não protegido por sprinklers, após a simulação de incêndio. O ambiente da direita, protegido por sprinklers, manteve-se intacto após a queima.

Sprinker é acionado em 10 segundos na Bahia

O ensaio da Bahia aconteceu no Departamento de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, em Simões Filho, a poucos quilômetros de Salvador.

Mais de 80 presentes, entre empresas consumidoras dos sistemas de sprinklers, projetistas, instaladores, bombeiros e demais oficiais militares puderam assistir à demonstração simultânea, visando comparar os efeitos resultantes do incêndio em cada ambiente.

“Ouvimos como feedback de clientes que, na Bahia, o mercado era resistente à aceitação e crença da efetividade dos sprinklers. Pudemos comprovar, com o ensaio, não apenas a efetividade da tecnologia dos sistemas de chuveiros automáticos, mas também estou certo que
contribuímos para a educação do mercado e dos próprios Corpos de Bombeiros, e conquistamos mais agentes atuantes pela causa da prevenção de incêndios em nosso país”, declara o Presidente da ABSpk, João Carlos Wollentarski Júnior.

Os dois ambientes queimados representavam uma sala de estar mobiliada, inclusive com sofá, cortina, tapetes, quadros etc.. A sala sem proteção de sprinkler foi incendiada, atingindo o flashover (combustão total) em 2 minutos, e provocando a perda total do patrimônio. Já na sala protegida por sprinklers, um único chuveiro automático foi acionado em apenas 10 segundos, contendo o incêndio e mantendo todo o patrimônio.

Ensaio estimulou CBMEBA no treinamento de futuros militares

“Agradecemos a ABSpk pela realização desse evento, que nos trouxe ainda mais conhecimento sobre os chuveiros automáticos. Foi uma iniciativa muito bem-vinda ao nosso Estado porque, além de comprovar a eficiência dos sistemas de sprinklers, nos deu a ideia de replicarmos o ensaio como treinamento.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Tanto é que o módulo que se manteve íntegro durante a queima será utilizado para a formação de novos bombeiros militares”, declara o Tenente Coronel Adson Marchesini, Comandante do 10º Grupamento de Bombeiros Militares de Simões Filho.

Além do Corpo de Bombeiros de Simões Filho, que cedeu o caminhão e a equipe para a contenção do fogo, a ABSpk contou com o apoio da Alvenius, distribuidora dos sprinklers Tyco, usados no ensaio, a Artemp, parceira local que forneceu todo o sistema de tubulação, instalação e montagem dos ambientes, e da Producto, responsável pela coordenação logística do evento.

Side-by-Side de São Leopoldo, RS, fez parte do II Windec

O ensaio fez parte do II Windec – Workshop de Segurança contra Incêndio no Desempenho das Edificações, realizado com o apoio da Tyco, que cedeu os sistemas de sprinklers, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT Performance), um dos poucos laboratórios no Brasil que possuem equipamentos para testar a resistência ao fogo de materiais usados em edificações.

O cenário utilizado em São Leopoldo foi o mesmo que em Simões Filho. Em segundos, o sprinkler foi acionado, na sala protegida. Enquanto isso, no ambiente sem proteção ao lado, as chamas aumentavam até que se deu o flashover.

“É impressionante ver que em minutos, toda a estrutura entra em combustão, ficando impossível respirar e manter as condições mínimas de vida nos locais sem proteção de sprinklers. E a sensação de calor é devastadora. Só pela experiência do Side-by-Side é que se tem ideia da tragédia que um incêndio pode causar às vidas humanas”, comenta José Carlos Paiva, Gerente Executivo da ABSk.

“O Side-by-Side foi uma oportunidade única para o aprimoramento de todos os participantes do Windec: engenheiros, arquitetos, alunos de graduação e pós-graduação, além do próprio Corpo de Bombeiros”, explica o Major Eduardo Estevam Rodrigues, professor e dirigente do ITT. Ele complementa ainda que “essa iniciativa da ABSpk é extremamente rica e deve ser replicada para toda a sociedade, em todo o País”

Rio de Janeiro sediará Side-by-Side em Julho

Após as exitosas demonstrações ocorridas em Simões Filho, na Bahia, e em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o 3º ensaio Side-by-Side do semestre acontecerá em Guadalupe, no Rio de Janeiro. Previsto para o próximo dia 27 de julho, às 10h, o evento acontecerá no Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CECS – CBMERJ).

A ABSpk contará com o apoio da Prinst na coordenação logística, e com a Tyco, que fornecerá os bicos de sprinklers para o ensaio.

Acesse aqui a newsletter completa da ABSpk

Fonte: ABSpk – Associação Brasileira de Sprinklers

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×