NOTÍCIAS & EVENTOS

3 de julho de 2017 / Por / 3 Comentários

Por que ter chuveiros automáticos em Estacionamentos de Shoppings?

Você sabia que quando é elaborado um projeto de Shopping Center no Brasil, a maioria dos estados exige chuveiros automáticos (ou sprinklers)?

or que ter chuveiros automáticos em Estacionamentos de Shoppings?

Quando é elaborado um projeto de Shopping Center no Brasil, a maioria dos estados exige chuveiros automáticos (ou sprinklers) nos casos onde o Shopping possuirá área construída superior a 5.000 m² e que não tenham compartimentação vertical.

A maioria dos Shoppings são desprovidos de compartimentação vertical, justamente por conta dos grandes malls centrais que eles possuem.

A classificação, neste caso, é de edificação comercial, desta forma não poderemos nunca classifica-lo como uma edificação mista, onde, por exemplo, o shopping seria classificado como (C-3) e o estacionamento como (G-2). Sendo uma edificação comercial com área superior a 5.000 m² haverá exigência de chuveiros automáticos em toda a edificação, inclusive na área destinada ao estacionamento.

Respondendo a questão inicial, título desta matéria, sob o ponto de vista legal: Por que chuveiros automáticos em estacionamentos de shoppings são uma exigência? A partir do momento que uma edificação cai na exigência de chuveiros automáticos, todas as áreas cobertas tem que ser protegida.

Por outro lado, esquecendo a exigência legal, chuveiro automático é um sistema automático, que funciona 24 horas por dia,assim este sistema protege o shopping e seu respectivo estacionamento durante o período em que ele estiver fechado ao público e com poucos funcionários trabalhando. Este sistema evita que o fogo se alastre e saia do controle, pois os bicos de sprinklers abrem automaticamente a uma determinada temperatura.

A existência de líquidos inflamáveis nos automóveis, gasolina e álcool, não justificam a não instalação de chuveiros automáticos nestas áreas. O fato de haver a presença de inflamáveis, onde água não é o melhor agente extintor, não justifica a não instalação de sprinklers, pois além de inflamáveis existem outros materiais nos automóveis, que provavelmente entram em ignição antes do fogo chegar ao tanque. Estes materiais são facilmente apagados com água.

Outro fator é que certamente um princípio de incêndio num estacionamento de um shopping no dia 24 de dezembro, será apagado pela brigada de incêndio do Shopping. Este incêndio será debelado, mesmo antes do acionamento automático dos chuveiros automáticos. Porém um princípio de incêndio na noite de 25 de dezembro, dentro deste mesmo estacionamento, possivelmente não será devido a um automóvel, mas sim devido a outro motivo e será apagado pelo acionamento automático dos chuveiros automáticos.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Assim além de ser uma exigência legal, sabemos que os chuveiros automáticos evitam grandes incêndios, desde que projetados e instalados adequadamente, em qualquer tipo de edificação.

MIDWAY MALL – NATAL – RN (MAIO DE 2014)

incêndio shopping sem chuveiros automáticos

chuveiros automáticos

estacionamento

MIDWAY MALL – NATAL – RN (JULHO DE 2015)

shopping incêndio

 

Por: Diana de Araujo

Sócia fundadora da Tecfire Consultoria e Projetos.

Engenheira Civil, formada na FAAP em 1982.

Associada Fundadora da ABSpk;

Membro do CB-24 e Membro do GSI.

E-mail: diana@tecfire.com.br

Site: www.tecfire.com.br

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

3 Comentários

  • Carlos Silva disse:

    Parabéns pelo artigo. Incentiva, promove cultura e esclarece sobre asa medidas de proteção contra incêndio.

  • Equipe Skop disse:

    Prezado Carlos, bom dia.
    Ainda em tempo, queremos a agradecer vosso comentário e reiteramos o compromisso da Skop em promover a cultura de segurança contra incêndio. Seus comentários são muito importantes para este crescimento!

    Att,
    Equipe Skop

  • MAIZA LACERDA disse:

    Bom dia! Qual o bico mais indicado para estacionamento?

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×