NOTÍCIAS & EVENTOS

26 de maio de 2017 / Por / 0 Comentário

Como evitar incêndios em empresas? Entenda o papel fundamental dos sprinklers

O sistema de sprinklers, também conhecido como chuveiros automáticos, é instalado como prevenção de incêndios em ambientes de grande abrangência. Discretos e normalmente instalados no teto, os chuveiros são sensíveis ao calor.

Como evitar incêndios em empresas? Entenda o papel fundamental dos sprinklers

A instalação de um sistema de chuveiros automáticos é a forma mais segura de prevenir que um incêndio se alastre e o patrimônio de uma empresa tenha perdas irreparáveis.

O ambiente empresarial pode parecer inofensivo para os incêndios. Porém, como já ressaltamos em outra matéria publicada aqui, apenas em 2015 foram contabilizados 1349 ocorrências de incêndios em ambientes empresariais, o que dá uma média de 112 acidentes por mês. Os dados são do Instituto Sprinkler Brasil.

Extintores de incêndio x sprinklers 

Ambos têm a sua finalidade dentro de uma empresa e são essenciais para a ação rápida no controle de labaredas. Porém, têm funções diferentes.

Enquanto os extintores de incêndio só funcionam através da ação dos seres humanos e com o objetivo de apagar chamas rápidas, um sistema de sprinkler consegue chegar antes da ação do Corpo de Bombeiros, por exemplo, a lugares muitas vezes inacessíveis e previne que uma grande destruição aconteça quando não existe a ação humana em um ambiente.

Confira mais diferenças.

A ação dos extintores de incêndio

Os extintores de incêndio são dispositivos obrigatórios em prédios e salas comerciais. Diferente dos sprinklers, eles são acionados pela ação humana e são capazes de controlar um pequeno incêndio que se inicia.

Existem quatro tipos de extintores de incêndio comercializados no Brasil: com água, com pó químico, com gás carbônico e com pó químico especial. Cada tipo é para uma finalidade distinta.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

tipos-de-extintores

tipos de extintores-2

classificação de incêndio

A ação dos sprinklers

Um sistema de sprinkler, também conhecido como chuveiros automáticos, é instalado como prevenção de incêndios em ambientes de grande abrangência. Discretos e normalmente instalados no teto, os chuveiros são sensíveis ao calor.

Quando o ambiente atinge uma certa temperatura causada pelas chamas – que em geral variam de 68°C a 141°C – o bulbo colorido se rompe e a água é bombeada, com alta vazão, sobre o ambiente. Confira a ação comparativa entre depósitos com ocorrência de incêndio, sendo um deles com proteção contra fogo e o outro sem proteção. O vídeo abaixo foi gravado no laboratório da FM Global, nos Estados Unidos.

Sprinkler precisam ser certificados para terem a ação desejada

 A produção de cada sprinkler certificado conta com uma longa série composta por mais de 140 processos distintos. Cerca de 80% destes processos estão diretamente relacionadas ao controle de qualidade. Isso sem considerar todos os processos de controle de qualidade efetuados em elementos como o bulbo (que conta com mais de 800 pontos de controle ao longo de seu processo de produção).

É imprescindível usar sprinklers certificados. Para saber mais sobre chuveiros automáticos, clique aqui.

Confira alguns dos porquês.

* Ativar no momento exato da necessidade (em até 30 segundos após  o surgimento do foco de incêndio), desencadeando as demais ações do sistema para controle e combate ao incêndio.

* Garantir a distribuição adequada de água sobre o foco do incêndio.

* Não prejudicar a distribuiçãode  água  através  de  um eventual  alojamento  de partes móveis.

* Ter a capacidade, constatada em pesquisas internacionais, de controlar até 92% dos incêndios com a ativação de até 5 sprinklers.

* Resistir à ação docalor  gerado  pelo  incêndio  sem  comprometer  sua funcionalidade.

* Resistir à ação do tempo, já que é um equipamento que não possui prazo de validade.

* Estudos comprovam que sistemas de combate a incêndios com sprinklers representam apenas 3% do custo total de um empreendimentos da construção civil (RIZATTE, R.A.A. Evolução do Custo de Sistemas de Sprinklers em Depósitos. In: Congresso Brasileiro de Sprinklers, 2., 2016, Rio de Janeiro).

Todos os modelos de sprinkler da SKOP são certificados

Os produtos da SKOP possuem certificado ABNT, Certificação FM e ULBR. A empresa ainda possui um modelo único de padrão internacional, o JCR. Confira todos os modelos aqui.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×