Abordar o tema “certificação de sprinklers” e mostrar seus benefícios são formas importantes de conscientizar, de uma vez por todas, que sprinklers não certificados são um risco para a nossa vida e para o nosso patrimônio.
Existem muitos casos que podem ser citados onde os sprinklers poderiam ter salvado vidas. Em uma apresentação feita para a Fire Show, o diretor executivo/sócio da Skop Sprinklers, Felipe Decourt, citou duas das mais importantes tragédias causadas por falta de equipamentos de segurança contra incêndio: o incêndio na Station Night Club nos Estados Unidos em 2003, que deixou 100 mortos e o incêndio na Boate Kiss em 2013, que deixou 241 mortos na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Boate The Station antes e depois do incêndio
Boate Kiss antes e depois do incêndio
Contudo, não basta apenas instalar um sistema de sprinklers, é necessário que o sistema tenha a qualidade atestada e isso só se alcança através da certificação dos equipamentos que compõem este sistema, especialmente do dispositivo que é responsável pela ativação, que é o sprinkler. Por isso é necessário que o sprinkler seja certificado, pois se ele falhar, todo o sistema fica comprometido.
No Brasil, a certificação de produtos só pode ser obtida através de um Organismo Certificador de Produtos, o conhecido OCP, que recebe a chancela do INMETRO para a certificação de sprinklers. Conheça as principais certificadoras, pois é através destes selos que você terá segurança na hora da escolha de um sistema e especialmente na hora da escolha do sprinkler que será utilizado neste sistema que protegerá seu patrimônio e principalmente sua vida.
Os principais riscos de usar sprinklers não certificados
Podem derreter com o fogo: é sabido que alguns modelos de sprinklers não certificados, normalmente importados da Ásia, utilizam o zamac na construção do corpo devido ao seu menor custo quando comparado ao latão. O zamac, ou zamak como também é conhecido, é uma liga metálica formada basicamente por zinco (Zn), alumínio (Al), magnésio (Mg) e Cobre (Cu). Estes quatro elementos formam a base que dá nome à liga metálica. Em geral este tipo de liga possui mais de 90% de zinco (Zn) e menos de 4% de cobre (Cu). Normalmente ao esmerilhar ou lixar a superfície de um corpo de sprinkler construído em zamac, aparecerá sob o acabamento um metal bem mais claro que o latão
Comparação entre sprinklers não certificados, recolhidos no mercado nacional, forjados em zamac e latão, com braços esmerilhados
Sprinklers não certificados, reprovados no ensaio de resistência ao calor
Podem entupir: maior parte dos sprinklers sem certificação usam O-Ring de borracha e a ação do tempo sobre o elastrômetroelastômero (borracha) pode derreter e colar o obturador no corpo do sprinkler, fazendo com que o orifício de descarga de água fique obstruído.
Constatação de alojamento em sprinkler não certificado, ocasionado por utilização de anel de borracha como elemento vedante
Pode falhar: um sprinkler não certificação pode falhar e comprometer todo o sistema de combate a incêndio!
Porque utilizar sprinklers certificados
- Ativar no momento exato da necessidade (em até 30 segundos após o surgimento do foco de incêndio), desencadeando as demais ações do sistema para controle e combate ao incêndio;
- Garantir a distribuição adequada de água sobre o foco do incêndio;
- Não prejudicar a distribuição de água através de um eventual alojamento de partes móveis;
- Ter a capacidade, constatada em pesquisas internacionais, de controlar até 92% dos incêndios com a ativação de até 5 sprinklers;
- Resistir à ação do calor gerado pelo incêndio sem comprometer sua funcionalidade;
- Resistir à ação do tempo, já que é um equipamento que não possui prazo de validade;
- Estudos comprovam que sistemas de combate a incêndios com sprinklers representam apenas 3% do custo total de um empreendimentos da construção civil (RIZATTE, R.A.A. Evolução do Custo de Sistemas de Sprinklers em Depósitos. In: Congresso Brasileiro de Sprinklers, 2., 2016, Rio de Janeiro)
A partir das poucas informações aqui compartilhadas, foi possível perceber que muitas decisões são tomadas não por má-fé e sim por completa falta de conhecimento. Esta é uma das grandes barreiras que impedem muitas pessoas de diferenciar os sprinklers certificados dos não certificados.
Os oito passos para a especificação correta
- Marca/Linha
- Fator K
- Tipo de resposta
- Posição
- Diâmetro da rosca
- Temperatura
- Acabamento
- Certificado
“Um sistema capaz de salvar vidas humanas deve ser alvo de decisões acertadas.”
(Felipe Decourt, diretor vice presidente da ABSpk e diretor executivo/sócio da Skop Sprinklers).
Skop: certificação garantida
A brasileira SKOP fornece sprinklers com certificado ABNT. Os produtos da SKOP ainda possuem a Certificação FM e ULBR. A empresa possui um modelo único de padrão internacional, o JCR.
Parabéns! Excelente material.
Somos uma empresa instaladora e montadora de sistema de prevenção contra incêndio n a região Noroeste do RS.
Entraremos emcontato assim que necessitar.