NOTÍCIAS & EVENTOS

7 de outubro de 2016 / Por / One Comment

Sistemas de sprinklers: norma de projetos

A norma NBR 10897:2014 estabelece os requisitos mínimos para o projeto de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos.

Skop Sprinklers

A norma brasileira que regulamenta a instalação dos sistemas de chuveiros automáticos é a NBR 10897:2014.

Esta norma estabelece os requisitos mínimos para o projeto e a instalação de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, incluindo as características de suprimento de água, seleção de chuveiros automáticos, conexões, tubos, válvulas e todos os materiais e acessórios envolvidos em instalações prediais.

Já foi comprovado que os sprinklers são eficientes por proteger o patrimônio e as vidas humanas em caso de um início de foco de incêndio, isso porque eles são acionados com o calor do ambiente e são os primeiros “a chegar” em caso de acidentes envolvendo chamas. É importante se atentar a algumas regras estabelecidas pela ABNT no momento da instalação, como:

– Chuveiros automáticos (sprinklers) em novos sistemas instalados em ocupações de risco leve devem ser de resposta rápida.

– Para chuveiros automáticos tipo spray em pé e pendentes de cobertura padrão em ocupações de risco leve e ordinário, as distâncias entre ramais e chuveiros nos ramais não devem exceder em 4,6m. Em casos extraordinários, as distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais não devem exceder em 3,6m.

– Em tetos inclinados, a NBR 10897:2014 recomenda a distância máxima de 0,9m (medida perpendicularmente) entre o teto e o defletor de um chuveiro automático instalado sob ou próximo a uma cumeeira.

– Quando chuveiros automáticos em pé e pendentes de cobertura-padrão forem instalados sob tetos muito inclinados, a distância entre o defletor e a cumeeira pode ser aumentada para manter a distância livre horizontal mínima de 0,6m.

Essas são apenas algumas das regras estabelecidas pela Norma. Para acessar o conteúdo completo e atualizado, é importante acessar o site da ABNT

A Skop fabrica os produtos dentro das normas

Sprinklers Skop

Manter o padrão de qualidade é um dos principais objetivos da SKOP, empresa referência em fabricação e comercialização de sistema de sprinklers do Brasil e na América Latina.

Há mais de 20 anos, a SKOP fabrica seus sprinklers atendendo às condições técnicas especificadas pela norma NBR6135:1992 e aos métodos de ensaio determinados pela NBR6125:1990.

O alinhamento a tais procedimentos, auditados periodicamente por órgão competente, fez com que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas conferisse aos nossos sprinklers a Marca de Conformidade ABNT, uma garantia de qualidade e segurança para nossos clientes.

Aqui no site você consegue conferir todos os produtos disponíveis para a instalação do melhor sistema de sprinklers que você pode escolher para o seu patrimônio.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

1 Comentário

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: