NOTÍCIAS & EVENTOS

11 de julho de 2016 / Por / 12 Comentários

A importância dos gongos na instalação de um sistema de sprinklers

Além dos chuveiros automáticos, uma peça fundamental em um sistema de sprinklers é o alarme hidráulico de VGA, também conhecido como conhecido como gongo.

Skop - Alarme - Skop Sprinklers

A SKOP sempre ressalta a importância de manter a manutenção e o cuidado com os sprinklers como uma forma de prevenção de patrimônio e de vidas humanas. Além dos chuveiros automáticos, uma peça fundamental que merece atenção é o alarme hidráulico de VGA.

Também conhecido como gongo (que faz aquele ruído inconfundível, que você provavelmente já viu nas cenas de filme quando acontece um incêndio), o alarme hidráulico é um dispositivo composto por um motor hidráulico e uma campainha.

O que é um gongo e como funciona?

É uma opção para instalações onde não existe monitoramento remoto da válvula através de uma central de detecção e alarme de incêndio. O alarme hidráulico trabalha interligado com a saída de alarme de VGA (válvulas de governo e alarme), válvulas de dilúvio e em sistemas de préação.

Reliable Gongo Model C - Skop Sprinklers

 

Com a função principal de alertar aos usuários em caso de início de incêndio no local, ele é acionado quando acontece uma despressurização da rede de sprinklers, possivelmente causado pelo acionamento dos chuveiros automáticos. Com a função de alerta local, restrito à área de alcance sonoro do equipamento, o princípio de funcionamento do alarme hidráulico (gongo) é apenas em caso de abertura da VGA (situação de alarme), ocorrendo a entrada de água nos orifícios existentes na base da “portinhola”, gerando com isto, fluxo de água pela tubulação de alarme, direcionada ao motor hidráulico do gongo.

Orificio interno da VGA Circulado - Skop Sprinklers

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Pela estrutura mecânica do dispositivo, quando existe este fluxo, é projetado através de um pequeno orifício, um jato de água sobre o rotor interno do motor, gerando uma rotação. Após gerar a rotação do motor, a água projetada sai por gravidade, através do dreno, que é conectado à parte inferior do motor. Deve ser observado, atentamente, o sentido correto de entrada e saída, conforme indicações impressas no equipamento, ou ainda no manual técnico.

Sentido Entrada -Saida Motor Gongo - Skop Sprinklers

Em hipótese alguma deve existir fluxo de água, através do tubo de sustentação existente entre o motor e o gongo.

Informações importantes para instalação do gongo

Antes de tudo, compre e instale gongos hidráulicos certificados para garantir o bom funcionamento em caso de uso. Identificar corretamente na VGA o ponto de conexão do sistema de alarme.

Ponto Conexao de Alarme Indicado - Skop Sprinklers

VGA Generica-Saida Alarme - Skop Sprinklers

É importante nunca fazer a montagem do motor com o dreno direcionado para cima ou para as laterais. Muito cuidado para não inverter a entrada do rotor com a saída, pois poderá causar danos ao mesmo e dar a impressão de que há algo errado no equipamento quando na verdade será no posicionamento incorreto da alimentação e do dreno.

Montagem ERRADA - Skop Sprinklers

Também é imprescindível verificar se não ocorreu excesso de aperto nas conexões, gerando travamento do eixo de transmissão e demais partes do dispositivo e ter atenção a registros na tubulação do dreno, conectado à saída do motor hidráulico, pois na hipótes e deste registro ser fechado, poderá ocorrer o preenchimento da câmara interna do motor hidráulico, ocasionando mau funcionamento do mesmo.

Camret Reliable - Skop Sprinklers

Em sistemas sujeitos à variações de pressão, é aconselhável a instalação de câmera de retardo, desde que, devidamente definido pelo projetista do sistema. Este dispositivo gera uma temporização de acionamento do gongo, evitando assim falsos alarmes

Camret Protector - Skop Sprinklers

Além de sistemas de sprinklers certificados, a SKOP distribui gongos hidráulicos de marcas conceituadas e certificadas. Portanto, acesse a nossa área de Válvulas e Sistemas para conferir a melhor opção para instalar no seu empreendimento.

Para entrar em contato, envie um e-mail para vendas@skop.com.br ou ligue (21) 3147.7777

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

12 Comentários

  • Rezende disse:

    Qual a função do vaso de pressão ou pulmão junto as bombas de recalque.

  • Victor disse:

    @Rezende, o vaso de pressão mantem a pressão constante por mais tempo evitando a entrada em operação da bomba jockey, gerando aumento da vida útil. Sem o pulmão a curva de pressão do sistema é conhecida como curva serrote, com vários picos ao longo de um período do tempo e descidas lineares. O pulmão funciona como um capacitor mantendo a pressão quase constante até o vaso ficar vazio.

  • Vagner disse:

    O que pode ser,o alarme gongo está acionando sem vazamento?

    • Braulio Viana disse:

      Olá Vagner.
      Não temos como afirmar precisamente, porém há, ao menos, duas possibilidades:
      1 – Se o gongo já funcionou normalmente, pode ser que exista algum detrito que impede o fechamento total da portinhola da VGA, permitindo, assim, o fluxo de água para a tubulação do alarme (ocorrência menos frequente que se resolve com a manutenção preventiva);
      2 – Se o gongo nunca funcionou, pode ter ocorrido algum erro de instalação (ocorrência mais frequente);
      Contudo, ainda podem existir outros fatores tais como eventuais diferenças de pressão entre antes e depois da VGA, ativação momentânea da bomba Jockey, desgaste da borracha de vedação, etc.
      Por favor, envie fotos da instalação para suporte@skop.com.br para que possamos investigar melhor o caso e, se possível, ajudá-lo a resolver o problema.

  • Oliver Alexandre disse:

    É normal após o acionamento do dreno o gongo vazar água.

    • Braulio Viana disse:

      Olá Oliver.
      Correto!
      Se a portinhola da VGA abrir durante o acionamento do dreno da instalação, teremos vazão de água na tubulação que vai para o gongo, principalmente se a bomba jockey for acionada.
      Contamos com sua interação em nossos demais conteúdos.

  • Williams Carvslho disse:

    Boa tarde senhores, estou com uma dúvida referente ao gongo que está acionando com falso alarme o que devo fazer para regularizar

    • Braulio Viana disse:

      Olá Williams!
      Estamos replicando a resposta que te enviamos por e-mail, para que outros tenham acesso ao conteúdo.
      Muito obrigado por sua interação conosco!

      RESPOSTA:
      – Considerando que a instalação foi feita corretamente e o sistema já funcionou normalmente em algum momento, a primeira sugestão é que se confirme se a portinhola da VGA está assentada corretamente na base ou, ainda, se a borracha de vedação da portinhola não está ressecada ou gasta. Do contrário, pode ocorrer fluxo de água no circuito de alarme, capaz de gerar eventuais alarmes.
      – Se o gongo nunca funcionou, pode ter ocorrido algum erro de instalação (ocorrência com certa frequente);
      Contudo, ainda podem existir outros fatores tais como eventuais diferenças de pressão entre antes e depois da VGA, ativação momentânea da bomba Jockey, entre outros, que também necessitam de avaliação.
      Permanecemos à disposição!

  • HENRIQUE YUKIO NAKAMURA disse:

    Boa tarde.

    Uma dúvida.

    A VGA pode ficar do lado de fora da edificação?

  • Fernando disse:

    Realizei teste no dreno da vga mas ao realizar o teste não houve passagem de fluxo e algumas vga não foi realizada a picagem outras não funcionou .
    Pela norma tem problema ou pode trazer risco e qual seria .

    • Braulio Viana disse:

      Olá Fernando!
      O correto é que o teste de funcionamento do circuito de alarme da VGA seja realizado através do Controle setorial (ABNT NBR 10897:2020 / 5.7 Conexões de teste de alarme). Grosso modo, esse dispositivo fica instalado em um ponto após a VGA. Por isso, o “teste” realizado diretamente no dreno da VGA não é o ideal. Não entendi a parte onde você fala sobre a picagem e eventuais riscos. Se preferir, envie suas dúvidas para suporte@skop.com.br, se possível, com foto ou referência visual.
      Conte conosco!

  • Roberto Flavio disse:

    É obrigatório o uso de gongo mesmo o sistema tendo central de alarme através de chave de fluxo?

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×