NOTÍCIAS & EVENTOS

15 de abril de 2016 / Por / 0 Comentário

Projeto sobre inspeção do sistema de sprinklers ganha Prêmio ISB

Trabalho do engenheiro civil e bombeiro Cássio Roberto Armani foi o vencedor da 3ª edição do concurso que premia pesquisas sobre chuveiros automáticos.

Projeto sobre inspeção do sistema de sprinklers ganha Prêmio ISB

A inspeção do sistema de sprinklers para garantir a prevenção a incêndios e a confiabilidade do equipamento foi tema do trabalho vencedor do 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos.

Cássio Roberto Armani

O vencedor do 3º Prêmio ISB, Cássio Roberto Armani, disse que a ideia de desenvolver o trabalho partiu da experiência adquirida ao longo de mais de 25 anos como Oficial do Corpo de Bombeiros, quando atuou na área de vistoria de sistemas de proteção contra incêndio em edificações. “Mesmo fazendo visitas programadas, muitos sistemas não funcionavam. Isto me fazia pensar na qualidade do que há Brasil afora”, argumenta.

Na pesquisa, Armani estabelece uma relação direta entre a inspeção predial e o desempenho dos sistemas de proteção contra incêndio, na medida em que sua eficácia depende das condições de funcionamento das bombas de incêndio, válvulas, sprinklers e reserva de água. Segundo o autor, a ideia do trabalho foi propor um roteiro de inspeção normativo, baseado na NFPA 25 e adaptado à norma brasileira 10897.

Ele acredita que a norma brasileira sobre sprinklers tem evoluído bastante ao longo dos últimos anos e que a última atualização, feita em 2014, traz um roteiro de inspeção do sistema de sprinklers como anexo informativo que não tem caráter obrigatório. “O mesmo ocorre com a norma brasileira 5674, ‘Manutenção de edificações – requisitos para o sistema de gestão de manutenção’, que contém anexo informativo sobre o registro de verificação do sistema de sprinklers, de maneira genérica”, explica.

A ideia do trabalho foi instaurar um roteiro que permitisse criar um checklist a ser incorporado por uma norma brasileira ou por alguma legislação estadual de incêndio. “Dessa forma, busca-se oferecer uma ferramenta de manutenção preventiva, a fim de que seja alcançada a confiabilidade no sistema de sprinklers”, conclui Armani.

Prêmio ISB

O Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos foi criado em 2013, com o objetivo de fomentar a discussão sobre o uso de sprinklers em sistemas de proteção contra incêndio no Brasil e criar bibliografia sobre o assunto em língua portuguesa, considerando que as principais referências estão em inglês.

O concurso é realizado anualmente com a divulgação para estudantes, profissionais do mercado e bombeiros. A avaliação dos trabalhos inscritos é feita por especialistas da área de proteção contra incêndio e ocorre com base nos critérios de adequação ao tema, relevância, originalidade, estrutura do texto e qualidade da redação, método, fontes de dados, análise e bibliografia.

Engenheiro do Rio de Janeiro fica com segundo lugar do concurso

Bruno Polycarpo Palmerim DiasO processo de aprimoramento profissional motivou o bombeiro e engenheiro Bruno Polycarpo Palmerim Dias, do Rio de Janeiro, a inscrever uma pesquisa desenvolvida para o curso de Mestrado do Programa de Engenharia Civil da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) no 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos.

Foi com o trabalho Simulação de incêndios por fluidodinâmica computacional: uma comparação entre edificações residenciais com e sem sprinkler que ele conquistou o segundo lugar no concurso. “Durante esses anos, no serviço operacional, pude evidenciar que a maioria dos grandes incêndios ocorreram em locais onde não havia chuveiros automáticos”, afirma Dias.

O bombeiro afirma ter ficado “muito feliz” pela conquista do segundo lugar no concurso de abrangência nacional. “Acredito que essa conquista possa impulsionar o projeto de pesquisa, que está sendo realizado em parceria com a UFRJ e o CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) engrandecendo o nome de ambas as instituições no que tange ao desenvolvimento tecnológico na área de segurança contra incêndio”, defende o autor.

Grupo de engenheiras de Minas conquista a terceira colocação

Raquel Aline Andrade Rizzatte, Mariele Ribeiro Guimarães, Thaís Cássia de Oliveira Sousa e Thaisa Soares LeãoElas trabalham juntas e quando tomaram conhecimento do 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos decidiram se unir para escrever um projeto sobre Instalação e dimensionamento de sprinklers. As jovens profissionais Raquel Aline Andrade Rizzatte, Mariele Ribeiro Guimarães, Thaís Cássia de Oliveira Sousa e Thaisa Soares Leão conquistaram o 3º lugar no concurso.

“Identificamos que o Prêmio ISB era uma oportunidade para divulgar nossos estudos e seu potencial para um grupo de profissionais que atuam na área de proteção contra incêndio”, conta Thaisa. “Ter um trabalho entre os primeiros colocados é de grande responsabilidade e muito gratificante, pois acreditamos que irá impulsionar a produção de conhecimento sobre sprinklers no Brasil”, complementa Raquel.

Elas defendem que o desenvolvimento de um trabalho técnico que possa ser útil a outros profissionais é uma forma de ganhar respeito dos colegas da área, além da possibilidade de conquistar novos negócios e influenciar positivamente as pessoas. “Nosso objetivo de ter um bom desempenho na carreira aponta para esses caminhos e o Prêmio ISB representa essa possibilidade”, conclui Mariele.

 

Fonte: Instituto Sprinkler Brasil

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: