G1
O incêndio de grandes proporções atingiu o shopping no começo da tarde desta segunda-feira (16). Pelo menos cem bombeiros de dez quartéis (entre eles Méier, Ramos, Central, Vila Isabel, Caxias, Jacarepaguá) foram deslocados para combater o fogo, com 30 carros.
As chamas se alastraram rapidamente. Imagens aéreas mostravam o telhado do prédio sendo consumido. Uma intensa nuvem de fumaça podia ser vista de longe.
“Um incêndio atingiu suas dependências hoje por volta das 11h. Não houve feridos. Todas as pessoas que estavam no local foram rapidamente retiradas com auxílio da brigada de incêndio do shopping. O shopping está aguardando a ação dos bombeiros para identificar as causas do incêndio”, diz a nota.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, afirmou que o fogo começou pelo segundo andar – onde ficam as lojas – por voltadas 12h e se propagou através do telhado do terceiro andar. “Ainda há um longo trabalho de rescaldo e devemos trabalhar aqui por mais 48 a 72 horas”, disse. Simões afirmou ainda que não é possível saber em que loja começaram as chamas.
O superintendente do shopping, Carlos Martins, disse que o local ainda não tem previsão de reabertura após o incêndio e que a maior preocupação é com as perdas financeira dos lojistas. Segundo ele, o shopping contratou carros pipa para combater as chamas.
“Para combater o incêndio mais rapidamente e preservar as reservas de água do shopping”, disse, afirmando ainda ainda que vai abrir um comitê de atendimento aos lojistas que tiveram prejuízo e que o local tem seguro completo contra incêndios.
Por volta das 17h, o shopping informou que a segurança e a brigada de incêndio atuaram assim que foi identificado o início do problema e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros.
“A rede de combate de incêndio, incluindo a rede de sprinkler, funcionou normalmente. Infelizmente o fogo que teve início no segundo piso se alastrou rapidamente. Não há indício de vítimas e o shopping está seguindo a orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para que possa reabrir o mall no menor prazo de tempo possível, prezando sempre pela segurança e bem-estar de clientes, lojistas e funcionários”, diz nota do shopping.
A intensidade do fogo era tanta que paredes do prédio desabaram por volta das 13h55. Por volta das 15h30, a Av. Pastor Martin Luther King Junior estava interditada no sentido Inhaúma. O desvio é feito pela Avenida Dom Helder Câmara. Bombeiros e CET-Rio atuam no local e o trânsito era lento no entorno.
Segundo a assessoria do shopping, o centro de compras estava vazio no momento em que o fogo começou, já que está fechado por causa do carnaval.
Ainda segundo a assessoria do shopping, o fogo começou em uma área de escritórios e depósitos. As causas ainda são desconhecidas. O local tem cerca de 300 lojas.
Isaias de Oliveira Ferreira, funcionário do shopping, estava perto do local de início das chamas, e disse que a fumaça comecou por volta de 12h40. “Começou o fogo e percebemos que a fumaça estava forte. A brigada do Shopping tentou controlar, mas não conseguiu. E demoraram 40 minutos para chamar o corpo de bombeiros”, disse ele, funcionário de um restaurante.
“Demorou uma hora para chegar o primeiro carro de bombeiros”, disse outro funcionário.
A concessionária do Metrô Rio também informou que a estação Del Castilho continuou funcionando normalmente.
Fonte: G1