NOTÍCIAS & EVENTOS

19 de fevereiro de 2007 / Por / 0 Comentário

RTR aprovado pelo INMETRO

Das cinco marcas analisadas, duas, apresentaram-se não conformes em relação à norma aplicável, não atendendo a requisitos de identificação, funcionamento, temperatura, vazão e choque térmico. O Inmetro articulou-se com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, para que sejam tomadas as medidas cabíveis junto ao fabricante que apresentou não conformidades, consideradas de risco para o consumidor.

Skop Logo

Site do InMetro
O chuveiro automático de extinção de incêndio ou simplesmente sprinkler, que geralmente passa despercebido pela maioria da população, é hoje em dia um equipamento fundamental no primeiro combate ao fogo. A sua importância pode ser demonstrada por dois fatos: (1) o tamanho que a cada dia os edifícios, comerciais e residenciais, ganham, torna o trabalho do corpo de bombeiros de chegar ao foco do incêndio, cada vez mais difícil; (2) muitas partes do edifício não são de passagem frequente, podendo ficar despercebido um início de incêndio. Por estes motivos, é fundamental o combate ao fogo desde o seu princípio e o sprinkler é o principal equipamento no desempenho deste papel.

Aparelho que fica instalado no teto, em tubulações aparentes próximas ao teto ou em paredes, também próximas ao teto, o sprinkler entra em funcionamento quando a temperatura local ultrapassa um certo nível. Ao entrar em funcionamento, passa a espalhar água em uma determinada área, combatendo assim o fogo, até a chegada dos bombeiros.

A questão dos equipamentos do primeiro combate ao incêndio é de tal importância que a documentação que define o sistema de segurança e proteção contra fogo de cada edifício, residencial ou comercial, deve ser aprovada pelo Corpo de Bombeiros. Uns dos itens avaliados na fiscalização realizada pelos bombeiros é a localização dos sprinklers, mangueiras de incêndio, extintores e as portas corta-fogo.

A idéia de ensaiar sprinklers vai ao encontro de uma das diretrizes do Programa de Análise da Qualidade de Produtos do Inmetro, que prioriza a análise de produtos ligados a segurança da população.

Marcas Analisadas

A seleção das marcas a serem analisadas foi precedida de uma pesquisa nos mercados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa pesquisa procurou abranger marcas de grande, média e pequena participação no mercado. Com base nessa pesquisa foi selecionada para análise o sprinkler com temperatura nominal de operação de 68ºC, diâmetro nominal de 15 mm e do tipo pendente, por ser este o mais utilizado em prédios residenciais e comerciais.

Ensaios Realizados

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

De cada marca foram compradas 25 amostras, que foram submetidas a ensaios de conformidade em relação a nove características, dentre as previstas nas normas brasileiras. Esses ensaios verificam se são fornecidas ao consumidor as informações mínimas sobre as características do produto e, se o comportamento de desempenho e a segurança do sprinkler estão de acordo com os requisitos de segurança das normas.

As nove características submetidas a ensaios foram:

Verificação da Identificação ?? é verificado se o sprinkler apresenta a marca do fabricante, o modelo, a temperatura nominal de operação e a cor indicativa desta temperatura, além do ano de fabricação, diâmetro nominal do orifício de descarga e posição de instalação. A não conformidade neste ensaio significa que poderá ocorrer um erro no momento da escolha do sprinkler a ser utilizado no edifício;

Ensaio de Funcionamento ?? neste ensaio é verificado se no momento em que o sprinkler é acionado não ficará nenhuma parte deste impedindo a passagem da água. A não conformidade implicará que no momento do incêndio o sprinkler não combaterá o fogo de maneira eficiente;

Ensaio de Temperatura – neste ensaio é verificado se, em caso de incêndio, o sprinkler irá ser acionado na temperatura correta, de acordo com o projetado;

Ensaio de Vazão ?? é verificado se a quantidade de água que sai do sprinkler é a correta, implicando em eficiente combate ao incêndio;

Ensaio de Distribuição ?? é verificado se o sprinkler, após o acionamento, espalhará de forma correta a água, para que os focos de incêndio sejam uniformemente combatidos ao longo do tempo;

Ensaio de Estanqueidade ?? é verificado se não há vazamento de água após a instalação o sprinkler. A não conformidade significa que após instalado o aparelho ficará vazando água gerando poças onde estiver instalado, por exemplo o corredor do edifício;

Ensaio de Fadiga, Ensaio de Choque Térmico e Ensaio de Resistência Hidrostática ?? nestes ensaios são verificados os materiais utilizados na construção do sprinkler, assim como se os processos de fabricação foram adequados. A não conformidade em algum desses ensaios significa que o desempenho do sprinkler não será adequado, podendo ocorrer por exemplo vazamento de água ou acionamento do sprinkler sem que esteja ocorrendo incêndio.

Esta análise de mercado e qualidade foi ralizada pelo InMetro e divulgado no programa Fantástico da TV Globo em 1997. Veja em breve neste site o vídeo do programa.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×