As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.
33)Em um projeto de um sistema de sprinklers para um “bunker” de 1000m² para armazenamento de frascos de aerossóis em porta paletes, os cálculos indicaram a utilização de sprinklers com fator K22 ESFR 68°. Qual o tamanho ideal da reserva técnica para este projeto?
P.S. Não foram expostas maiores informações, tais como a altura máxima de armazenamento.CONSIDERAÇÕES: Geralmente a proteção de aerossóis é feita com outros tipos de “sprinklers”. A única exceção é para tetos de até 9m de pé direito e com altura de estocagem de até 4,6m. Se esta for a condição, o tempo de reserva de água é de 1 hora e a vazão de cada “sprinkler” será em torno de 460m³/h.
Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br