NOTÍCIAS & EVENTOS

2 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Relação pressão x vazão x densidade em sprinklers de fator k diferentes

Tema 26: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Relação pressão x vazão x densidade em sprinklers de fator k diferentes

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

51)Um projetista calculou que a pressão mínima especificada para os sprinklers laterais horizontais de sua instalação, deveria ser de 0,84 bar. Inicialmente seriam comprados “sprinklers” da Reliable que trabalham com pressão mínima de 0,7 bar (Model F1FR QREC K8.0 – EC9 – Bol.148), porém ocorreu uma alteração de última hora e acabaram comprando um outro modelo com “fator K” diferente e que trabalha com a pressão mínima de 1,5 bar (Model F1FR QREC K5.6 – EC8 – Bol.028). O que é possível avaliar neste caso?

Considerações do especialista: Aparentemente o projetista calculou a pressão mínima para o bico K115 e comprou o bico K80. Não há como trabalhar com pressão menor que 1,5 bar, pois, desta forma, não será atingida a densidade mínima de risco leve que é 4,1 l/min/m². Observe que a vazão dos dois bicos é exatamente a mesma variando apenas a pressão em função do fator K. Como a área é fixa 24m² (4,9 x 4,9) e a densidade é fixa (4,1 l/min/m²), precisamos invariavelmente de ter uma vazão de 24 x 4,1 = 98,4 l/min. Para se conseguir esta vazão com K80, precisamos 1,5bar e no K115 apenas 0,7bar.

Lembrando que para “sprinklers” de cobertura estendida a área de cobertura do bico é sempre quadrada, ou seja, ele tem que trabalhar com a área em questão 24m² (4,9×4,9).

Nesse caso, seria necessário redimensionar o sistema para conseguir a pressão mínima de 1,5 bar.

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×