NOTÍCIAS & EVENTOS

9 de dezembro de 2019 / Por / 0 Comentário

O que é a Planta de Emergência?

A Planta de Emergência é uma planta esquemática do edifício que serve para orientar os usuários sobre os procedimentos a adotar durante uma emergência. Saiba mais aqui!

Planta de emergencia

A forma correta de evacuar uma edificação no caso de um incêndio é essencial para garantir a preservação da vida de quem está dentro dela.

O fato de os incêndios serem fenômenos extremamente violentos e essencialmente aleatórios faz da evacuação dos locais de maior risco a estratégia mais confiável de salvamento de vidas humanas.

De fato, não sendo possível controlar, no nível desejável, a severidade dos incêndios, os projetos de edificações devem incluir medidas ativas e passivas que facilitem o escape das pessoas. Dentre essas medidas, se encontra a criação de uma Planta de Emergência.

Veja abaixo o que é a Planta de Emergência, quais são os itens que ela deve representar e como elaborar uma.

Entenda melhor sobre a Planta de Emergência

A Planta de Emergência é uma planta esquemática do edifício que serve para orientar, informar e instruir os utilizadores sobre os procedimentos a adotar durante uma situação de emergência. Inclui ainda as instruções gerais de segurança e a legenda da simbologia utilizada.

As plantas de emergência devem ser colocadas em locais de fácil visualização, para que todos os usuários tenham acesso às informações. Isso inclui locais como:

  • Todos os pisos do edifício, junto aos acessos principais do piso a que se referem;
  • Locais de alto risco, acompanhando as instruções de segurança desses locais;
  • Em zonas de refúgio.

O que deve constar na Planta de Emergência?

A planta de emergência de incêndio visa facilitar o reconhecimento do local, por parte das equipes de emergência e dos ocupantes da edificação e/ou da área de risco. Ela deve fornecer as seguintes informações:

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado
  • localização de todas as saídas de emergência, bem como entradas que possam ser utilizadas pelo Corpo de Bombeiros;
  • local de manuseio e/ou armazenamento de produtos perigosos;
  • possíveis espaços onde possa haver confinamento de pessoas;
  • vias de acesso às viaturas do Corpo de Bombeiros;
  • principais riscos (incêndio, explosão e outros);
  • reserva de incêndio e a quantidade de água;
  • hidrantes urbanos próximos da edificação;
  • data de sua confecção ou atualização;
  • paredes e portas corta-fogo;
  • hidrantes prediais externos;
  • número de pavimentos.

Como divulgar a Planta de Emergência?

A planta de emergência de incêndio deve estar disponível na entrada da edificação, em formato eletrônico (extensão de arquivo “.pdf”) ou impressa nos tamanhos A2, A3 ou A4, preferencialmente em escala padronizada.

A Planta de Emergência deve ser amplamente divulgado aos ocupantes da edificação, de forma a garantir que todos tenham conhecimento dos procedimentos a serem executados em caso de emergência.

Recomenda-se que os visitantes sejam informados sobre o Plano de Emergência contra Incêndio da edificação por meio de panfletos, vídeos e/ou palestras.

A Planta de Emergência deve fazer parte dos treinamentos de formação, treinamentos periódicos e reuniões ordinárias dos membros da brigada de incêndio, dos brigadistas profissionais, do grupo de apoio etc.

O incêndio é o desastre mais comum ao qual uma Planta de Emergência é aplicada, mas esse plano deve cobrir todos os motivos possíveis para evacuação, incluindo ameaças de bombas, derramamentos de produtos químicos, inundações ou mesmo terremotos.

O plano de evacuação de emergência busca criar um método pelo qual os funcionários possam deixar o local com rapidez e calma, minimizando o risco de possíveis ferimentos.

Como a possibilidade de desastres é constante, todos os funcionários devem ser informados, treinados e submetidos a exercícios de evacuação para garantir que o processo ocorra sem problemas no caso de uma emergência genuína.

Gosto do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre a seus amigos a importância de um plano de evacuação em casos de emergência!

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×