NOTÍCIAS & EVENTOS

27 de junho de 2019 / Por / 13 Comentários

Como saber se preciso instalar hidrante na minha edificação?

Um sistema de hidrante é um suprimento de água com uma pressão suficiente e fluxo entregue através de tubos ao longo de um edifício para uma rede estrategicamente localizada de válvulas para fins de combate a incêndios.

Como saber se preciso instalar hidrante na minha edificação

Apesar do grande desenvolvimento de sistemas alternativos de extinção de incêndios, o meio mais comumente usado para extinguir o fogo é a água. Em muitos casos, a água é usada diretamente como agente extintor, como complemento na geração de espuma ou, ainda, para criar uma “parede de água” que protege a vida humana e a saúde da radiação térmica. Além disso, a água ajuda a esfriar estruturas para evitar o aumento dos desastres causados pelo fogo.

Mas, é impossível implementar todos os passos acima na ausência de fornecimento de água e tubulações especiais nas edificações para entregar a água ao ponto requerido. Mesmo quando se utiliza apenas água como agente extintor para o sucesso das operações são necessários tanques de extinção de incêndio (reserva técnicas), tubulação de água e hidrantes ou outro sistema que utilize a água, como a rede de sprinklers.

O que são hidrantes?

Um sistema de hidrante é uma medida de segurança ou equipamento de emergência necessário em alguns edifícios, que compreende uma série de componentes que, quando montados juntos, fornecem uma fonte de água para auxiliar os agentes de combate ao incêndio durante um incidente.

Colocando de outra forma, um sistema de hidrante é um suprimento de água com uma pressão suficiente e fluxo entregue através de tubos ao longo de um edifício para uma rede estrategicamente localizada de válvulas para fins de combate a incêndios.

Em algumas circunstâncias, a água de um sistema de hidrante também pode ser compartilhada com outras medidas de segurança, como sistemas de sprinklers automáticos.

No Brasil, apesar de seu tempo de edição, a NBR 13.714:2000 é a Norma que estabelece as provisões para um sistema de hidrante necessário em edifícios, na medida necessária para facilitar as necessidades dos bombeiros nas operações de combate a incêndio. As instruções Técnicas dos Corpos de Bombeiros, especialmente a IT-22:2018 do CBPM do estado de São Paulo, são fontes de informação mais atualizadas sobre esses sistemas.

Os sistemas de hidrantes de incêndio compreendem os seguintes componentes primários:

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado
  • Abastecimento de água e armazenamento;
  • Tubagem e válvulas;
  • Conjunto de bombas;
  • Mangueiras.

Preciso instalar hidrante na minha edificação?

Cada estado possui sua própria legislação contra incêndio. Dessa forma, dependendo da localização da edificação, a exigência ou não de hidrantes pode variar. A legislação estadual regulamenta a instalação do sistema de hidrantes e outros mecanismos de prevenção e combate a incêndios.

Além da legislação estadual (Ex.: IT-22 do CBPMESP), você poderá consultar a NBR 13.714 da ABNT, já citada anteriormente, que regulamenta os Sistemas de Combate a Incêndio por Hidrantes

Mas, para resumir o que dizem as regulamentações sobre o assunto, em geral, a necessidade dos hidrantes em uma edificação dependerá de quatro tipos de classificações que enquadram o empreendimento quanto a sua:

1. Ocupação

A primeira classificação a ser feita é quanto a OCUPAÇÃO da edificação. Para isso fazemos uso da Tabela D.1 da NBR 13.714 da ABNT, que faz referência quanto ao tipo de sistema de hidrante que poderá ser utilizado na edificação. Vale lembrar que a tabela 1 do Regulamento de Segurança Contra Incêndio do estado de São Paulo é bem mais atualizada neste quesito.

2. Área construída

A maioria das legislações de segurança contra incêndio e pânico dos estados brasileiros faz menção à necessidade da instalação de sistema de hidrante, observando-se o risco da edificação, e principalmente a ÁREA CONSTRUÍDA e a altura da edificação.

3. Altura

Como mencionado na classificação anterior, a ALTURA da edificação também é levada em consideração na análise de risco de incêndio de um empreendimento. Quanto mais alta for a edificação, mais equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio ela precisará.

4. Carga de incêndio

Segundo a ABNT NBR 14432:2001, a CARGA DE INCÊNDIO é a “soma das energias caloríficas que poderiam ser liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis em um espaço, inclusive os revestimentos das paredes divisórias, pisos e tetos”.

Sabendo-se qual a carga de incêndio de uma edificação, será possível classificá-la quanto ao seu risco de incêndio. Para isso, é preciso mensurar todos os materiais combustíveis existentes na edificação. Essa análise deve ser feita por um projetista especialista.

Agora que você possui mais informações para ajudar a definir se uma edificação precisa de hidrante, aproveite e leia nosso post sobre as principais medidas de proteção ativa contra incêndios e saiba se você precisará de algum outro sistema, além do de hidrantes!

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

13 Comentários

  • Artemio Borsoi disse:

    Bom dia
    eu tenho uma fabrica de paletes de madeira com 2700 metros condtruida em uma area rural a 1km da cidade
    eu preciso ter bombeiros ou seja hidrante em area Rural?
    Segundo orçamento custa R$ 50,000,00 para montar

    • Braulio Viana disse:

      Olá Artemio.
      Trata-se de uma situação específica e, neste caso, temos restrições em orientar algo. Sugerimos que busque informações junto a uma empresa de projeto de sistemas ou, ainda, junto ao Corpo de Bombeiros de sua cidade. Contudo, sempre gostamos de ressaltar que, independentemente da legislação e da localização geográfica, é importante levar em consideração a segurança das vidas humanas que utilizam o ambiente, bem como o patrimônio envolvido no risco de incêndio. Para complementar, identificamos que a seção 5.9.1 da IT-24 do Corpo de Bombeiros de SP trata sobre a proteção de paletes vazios com a utilização de sistemas de sprinklers. A Instrução do CBMESP que trata sobre a aplicação de hidrantes é a IT-22.
      Continue interagindo em nossas postagens. Continuaremos à disposição.
      Conte conosco!

  • WANDER BERNA disse:

    Olá. Uma dúvida até 750m2 nao precisa de hidrante respeitando os 10m de altura para a construção de um edifício de 3 pav, a lei me parece q mudou de 750 a 1200 a exigência por hidrante poderia me tirar essa dúvida pf?

  • WANDER BERNa disse:

    Olá. Uma dúvida até 750m2 nao precisa de hidrante respeitando os 10m de altura para a construção de um edifício de 3 pav em sp capital a lei me parece q mudou de 750 a 1200 a exigência por hidrante poderia me tirar essa dúvida pf?

    • Braulio Viana disse:

      Olá Wander.
      Pelo que levantamos, ainda permanece a isenção de hidrantes em construções de até 750m², acima disso a exigência continua. O que alterou foram alguns processos administrativos para a emissão de documentação para construções de até 1500m² (para exemplo, ver requisitos 5.1, 5.2, 8.2 e OUTROS da IT42/2020 do CBMESP).
      Sua interação foi muito importante. Obrigado!

  • KATIA SILENE LOPES disse:

    Olá tenho um predio residencial com garagem e 03 pavimentos e fizemos uma reforma e a area que era de 713,00m2 passou para 869,00m² teremos que inserir hidrantes? ou posso me valer de descontos das áreas frias como wc, lavabo e lavanderia, caixa de escadas ?… localização: São Caetano do sul desde já agradeço

  • Stefania Jorgensen disse:

    Ola, estou alugando um imóvel de 960m² divididos em 2 pavimentos na cidade de CAMPINAS no centro comercial. Olhando a tabela Tabela “D.1 – Classificação dos edifícios e aplicabilidade dos sistemas” me enquadro em COMERCIO VAREJISTA divisão C-1 sistema 2. Aconteceu que não consegui localizar o que isso significa. Podem me ajudar?

    • Rafael Ortolan Bassi disse:

      Olá, segundo o “Decreto 63.911/18 – Institui o regulamento de segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco no estado de São Paulo” na tabela 6C Localizada entre a página 20 e 21, consta todas as necessidades da edificação C, seja ela 1, 2 ou 3 para se obter o alvará do corpo de bombeiros.

  • Tiago Vieira disse:

    Olá, boa noite! A obrigatoriedade do hidrante com o m2 limite está relacionada a área ocupada ou contraída? Preciso fazer algumas intervenções em uma chácara que servirá como um novo empreendimento térreo. Área total construída de 541,85m2.

  • Anna disse:

    Olá, queria saber uma coisa. Se eu quiser colocar um Hidrante na minha casa que tem 400 metros quadrados, eu posso? Ou precisa ter uma Metragem mínima para colocar?

    • Braulio Viana disse:

      Olá Anna.
      Em geral, a legislação de cada estado brasileiro possui exigência de instalação a partir de uma determinada área: normalmente a partir de 750m². Por isso é importante consultar a legislação do seu estado e uma empresa de instalação. Note bem: não é proibido instalar em áreas menores do que as previstas na legislação, pois existem outras formas eficazes de proteção, nesses casos.
      Agradecemos por sua interação!!!

  • Rosangela Wiroski Bez disse:

    Edificação construída há mais de 40 anos precisa instalar hidrantes?

  • Emerson disse:

    Olá boa tarde tudo bem ?? Tenho um barracao de 1880 metros estou alugando para uma oficina mecânica preciso instalar hidrantes ou não a necessidade ??

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×