NOTÍCIAS & EVENTOS

12 de setembro de 2018 / Por / One Comment

Riscos que você corre ao ficar em estabelecimento sem sprinklers

Os incêndios ganham proporções incontroláveis entre 1 e 4 minutos. Você já parou para observar se os locais que você frequenta possuem um sistema eficiente e ágil contra incêndio? Ao olhar para cima, você consegue notar sprinklers no local?

Riscos que você corre ao ficar em estabelecimento sem sprinklers

Os incêndios ganham proporções incontroláveis entre 1 e 4 minutos. Você já parou para observar se os locais que você frequenta possuem um sistema eficiente e ágil contra incêndio? Extintores de incêndio e saídas de emergência são essenciais. Mas, ao olhar para cima, você consegue notar sprinklers (chuveiros automáticos) no local?

Atenção aos estabelecimentos que não te protegem!

Todos os ambientes têm seu grau de risco

Você já percebeu se o ambiente onde você está lendo este artigo, neste momento, tem potencial de incêndio? Olhe ao seu redor. Quantos dos materiais que você observa são inflamáveis? Madeiras, carpetes, tecidos, papéis, por exemplo. Basta um pequeno curto, ou desatenção com algo que possa gerar uma pequena faísca para que um incêndio se instale.

Agora você deve concordar que todo ambiente tem seu grau de risco de incêndio, mesmo uns sendo maiores que outros. Por isso é importante sempre estar atento à segurança do local onde você está.

Você já prestou atenção?

Mas, se todo local tem seu risco de incêndio, você deve estar se questionando ter a certeza da sua segurança. As primeiras coisas que você, com certeza, pensa são: onde estão os extintores de incêndio, onde estão localizadas as saídas de emergência ou, até mesmo, este local tem alvará de funcionamento? Esses são itens de segurança importantes, que estão na regulamentação contra incêndio em todos os estados.

Mas, você já parou para olhar cima? Veja se onde você está tem algum chuveiro automático contra incêndio. O local que possuir um alvará de funcionamento, extintores de incêndio, mangueiras e saídas de emergência, já te proporciona segurança. Mas, se você notar a presença de sprinklers, então demonstra que o ambiente que você está possui um grau de segurança ainda maior.

A velocidade na qual as chamas se alastram pode ser muito maior do que sua capacidade de manusear o extintor. Afinal, a probabilidade de você possuir treinamento ou já ter manuseado um extintor é bem pequena. E, por um incêndio iniciar e se propagar tão rapidamente, ter um sistema ágil é importante. E é esta uma das principais características dos sprinkles.

Um incêndio pode ganhar potência incontrolável entre 1 e 4 minutos dependendo dos materiais armazenados e instalados no local. Pouco tempo para que uma ação humana seja executada. Quando o ambiente é provido de sprinklers de qualidade entre 15 e 20 segundos é iniciado o combate às chamas.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Sprinklers são acionados automaticamente somente pela variação da temperatura do ambiente. Onde houver níveis de calor acima do que foi projetado para o ambiente o sistema é acionado automaticamente, liberando água que conterá ou extinguirá o incêndio. É muito mais ágil que um extintor, no qual você precisa saber que há um foco de incêndio, e manuseá-lo para contê-lo.

Segurança contra o improvável

Não é difícil recordar de notícias que relatam sobre grandes incêndios. Mas, também existem os menores casos que não são noticiados, como escritórios ou galpões de armazenamento de pequenas empresas.

Em 2015, o ISB (Instituto Sprinkler Brasil), colocou o Brasil em 3º lugar no ranking mundial de mortes por incêndio. Por isso, é importante estar sempre atento. O “improvável que aconteça” não deve ser uma afirmação presente em nosso cotidiano. Relembre o recente caso do Museu Nacional, ou o caso da Boate Kiss, temos certeza que ninguém esperava!

Por isso, é preciso ter atenção aos locais que você frequenta. Não queremos te deixar em estado de pânico ou com insegurança. Queremos que você saiba que mesmo com sistemas convencionais contra incêndio, ambientes que possuem sprinklers garantem maior segurança, por sua agilidade e eficiência.

Gostaria de saber mais sobre segurança em ambientes contra incêndio? Acompanhe nossa seção de Notícias e Eventos e fique por dentro.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

1 Comentário

  • Valdinei disse:

    Boa noite !
    Um tema muito rico em didàtica e informaçāo e que nos remete a seguir nos conhecimentos e saberes das coisas .
    Vos felicito pelo profissionalismo em abordar um tema tāo importante que deve estar na atençāo de todos nós no cotidiano.
    Um abraço ,
    Valdinei

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×