NOTÍCIAS & EVENTOS

12 de julho de 2018 / Por / 0 Comentário

Qual a composição do líquido interno do bulbo de vidro do sprinkler?

O mecanismo de ativação do sprinkler evoluiu com o passar das décadas. Hoje temos, basicamente, duas formas de acionamento: através de liga fusível ou através da ampola de vidro, também conhecida como bulbo de vidro.

Qual a composição do líquido interno do bulbo de vidro do sprinkler?

1. Considerações iniciais

O líquido da ampola de vidro do sprinkler é o mercúrio? Esta é uma pergunta clássica. Muitas pessoas têm esta mesma dúvida ou curiosidade. Vejamos rapidamente como começou esta história:

Conforme citado no livro do Cel. Cássio R. Armani (2016, p. 30), em “1924 – ocorre o desenvolvimento do chuveiro automático com uma ampola de quartzo por Grinnell, o que propiciou um projeto e configuração dochuveiro automático similar ao que é visto até hoje, segundo Thompson (1964  apudBRYAN, 1990, p.67)”.

Figura 1 – Chuveiro automático desenvolvido por Grinnell em 1930

Chuveiro automático desenvolvido por Grinnell em 1930

Fonte: Beattie (2011, p.12)

O mecanismo de ativação do sprinkler evoluiu com o passar das décadas. Hoje temos, basicamente, duas formas de acionamento: através de liga fusível ou através da ampola de vidro, também conhecida como bulbo de vidro.

Cabe lembrar que o bulbo de vidro ou ainda, elemento termossensível, como trata a norma ABNT NBR16400:2015 (requisito 3.1.14), são dispositivos de altíssima qualidade e que carregam em si alta tecnologia,o que lhes garante grande confiabilidade.

“é um dos mais importantes dispositivos do sprinkler, tanto que é testado em quatorze dos dezessete ensaios propostos pela Norma Técnica e abarca uma concentração elevada de tecnologia, pois passa por mais de 800 medições de engenharia ao longo do seu processo de fabricação. (VIANA, 2017, p. 76 apud JOB. Disponível em: <https://www.job-group.de/en/products/job-thermo-bulbs-product-range/job-thermo-bulbs/>. Acesso em: 26 dez. 2016)

2. Respondendo à pergunta

Devido ao alto padrão de tecnologia deste dispositivo, a composição do líquido interno torna-se, em parte, uma incógnita; o líquido não é formado por uma única substância, mas sim por um composto; sobre ele temos algumas pistas: os esclarecimentos dos fabricantes e a consulta aos registros de patentes. Exemplo disso é o caso do bulbo fabricado pela JOB, empresa alemã que é uma das maiores fornecedoras mundiais de bulbo, onde é possível consultar informações tanto no site do fabricante, na seção “ProductDescription”, comotambém no Google Patents:

https://www.job-group.de/en/products/job-thermo-bulbs-product-range/job-thermo-bulbs/

http://www.google.tl/patents/US4938294

3. Conclusão

Mais uma vez percebemos que o sprinkler e seus componentes são mais complexos do que imaginamos e por isso no assunto relacionado ao líquido interno do bulbo de vidro não teremos uma resposta simplista. Para atender as várias faixas de temperatura de acionamento (acesse aqui) , muito bem definidas em Norma, o fabricante do bulbo certamente precisa de um líquido especial que, possivelmente, apresenta variações de composição para cada uma das temperaturas nominais.Como dito antes: isto é mais uma das “incógnitas” da engenharia.

Referências

ARMANI, C R. SCABBIA, A. L. G. Inspeção Predial do Sistema de Chuveiros Automáticos: um roteiro comentado sobre os requisitos. Publicações do Prêmio Instituto Sprinkler Brasil. São Paulo, 2016.

BEATTIE, W.S. Evolutionofthe Fire Sprinkler. 2011. Disponível em: <https://waltbeattie.files.wordpress.com/2010/08/evolution-of-as-beattie.pdf>. Acesso em 10 jul. 2018.

VIANA, B. M. G.SPRINKLERS NO BRASIL:Apresentação e análise da nova norma ABNT NBR16400:2015. Enfim uma sólida base técnica para a construção de um mercado confiável. IV Prêmio Instituto Sprinkler Brasil. São Paulo, 2017. p. 76.

A Skop só trabalha com bulbos importados e devidamente certificados!

A Skop só trabalha com bulbos importados e devidamente certificados!

 

Autor: Equipe Suporte Skop

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: