NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de fevereiro de 2018 / Por / 0 Comentário

Por que é importante verificar se tem Sprinklers no local que você frequenta?

Aprenda aqui o que é essencial verificar em um local que você frequenta, principalmente se for um estabelecimento comercial.

Por que é importante verificar se tem Sprinklers no local que você frequenta?

Sabe aquele bar que você adora? Ou aquele restaurante que você sempre faz questão de ir com os amigos no fim de semana? E aquela balada? Pois é. São muitos os locais que a gente frequenta além da nossa casa e do nosso trabalho, não é mesmo?

Nós estamos sempre preocupados com o nosso bem-estar. Por isso, é importante verificar se os lugares que você mais gosta também estão protegidos contra incêndios, certo?

O que é essencial verificar em um local que você frequenta, principalmente se for um estabelecimento comercial.

Se tem alvará de funcionamento

É um documento emitido por algum órgão específico que permite a atuação de cada estabelecimento, normalmente, ele fica fixado em uma parede em um local sempre visível dos clientes e consumidores.

Se tem saídas de emergência e porta corta-fogo

As saídas de emergência são obrigatórias e são instaladas de modo que a distância de percurso de qualquer ponto da rota de saída até a sinalização seja de, no máximo, 15 metros. O mesmo vale para as portas corta-fogo, que são protetoras das saídas de emergência e o seu material nunca é inflamável.

Se tem sprinkler (sistema de chuveiros automáticos)

Uma rede instalada no telhado do prédio com diversos dispositivos com água, que é acionado automaticamente, por meio da variação de temperatura. Normalmente, os sprinklers cobrem uma área de 10 m² a 14 m² e conseguem conter a fumaça e o calor logo no início, o que evita possíveis mortes por asfixia, por exemplo. Em caso de prédios, os sprinklers em geral funcionam a partir do momento em que as ampolas são rompidas pela elevação da temperatura. Somente onde haja calor, a água será liberada.

Não deixe de verificar e em caso de incêndio, siga algumas instruções

• Identifique a origem do fogo e lembre-se que o local, se tiver sprinklers, vai começar a combater o incêndio em poucos segundos.

• Use uma toalha ou camiseta molhada sobre a cabeça pode oferecer um tempo extra de resistência em um ambiente com fumaça.

• Prepare-se para sair o mais rápido possível, sempre mantendo a calma.

Sprinklers, a melhor forma de prevenção

De acordo com os itens listados acima, constatamos que um sistema de chuveiros automáticos é de extrema importância para os locais de grande concentração de pessoas. Além de controlar o início de um incêndio em caso de acidente, os sprinklers se tornaram uma segurança para o patrimônio e para as vidas humanas.

Saiba mais no site da SKOP

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: