NOTÍCIAS & EVENTOS

8 de dezembro de 2017 / Por / 0 Comentário

O que você precisa saber sobre prevenção e combate a incêndios

Quer saber quais são as 13 regras básicas para a prevenção de incêndio?
Aqui você vai aprender que devemos fazer a nossa parte para preservar vidas humanas e patrimônio material.

O que você precisa saber sobre prevenção e combate a incêndios

Não basta apenas contar com a sorte ou com o pensamento: “instalei um ótimo sistema de sprinklers e agora o meu edifício está seguro”. Muitas pessoas erram ao acreditar que não têm culpa quando um foco de incêndio se inicia na sua casa ou no seu ambiente profissional.

Nós podemos – e devemos – fazer a nossa parte para preservar vidas humanas e patrimônio material. Com a decisão de instalar um sistema de chuveiros automáticos certificados, você já deu um grande passo para a prevenção contra incêndios, mas não basta apenas isso.

Uma matéria publicada pelo Instituto Sprinkler Brasil nos mostra números alarmantes sobre incêndios, confira esse trecho: “O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de mortes por incêndio. A constatação se baseia no cruzamento de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma pesquisa realizada pela GenevaAssociation. Em 2011, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS registrou 1.051 mortes por incêndio ou por exposição a fumaça, enquanto que os Estados Unidos tiveram 3.192 óbitos e o Japão teve 1.750 mortes pelo mesmo motivo, de acordo com a pesquisa World FireStatistics da entidade internacional.”

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Com o objetivo de promover a consciência dos cidadãos, a área de Biossegurança destaca regras básicas no combate aos incêndios, que vale para todos nós. Confira.  

Regras básicas para a prevenção de incêndio

  • Mantenha sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193
  • Conserve sempre as caixas de incêndios em perfeitas condições de uso e somente as utilize em caso de incêndio.
  • Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente).
  • Revisar periodicamente toda a instalação elétrica do prédio, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases.
  • Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis.
  • Evitar a falta de ventilação.
  • Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
  • Tomar cuidado com cera utilizada nos pisos, quando dissolvida. Não deixar estopas ou flanelas em bebidas, em óleos ou graxas em locais inadequados.
  • Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acesos em qualquer lugar.
  • Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros.
  • Em caso de incêndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível: a ocorrência, o acesso mais fácil para a chegada ao local e o número de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades.
  • Nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio.
  • Evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas.

Para prevenção de incêndios de forma eficaz, instale um sistema de sprinklers certificados. Para conhecer os modelos da SKOP, clique aqui.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: