Os chuveiros automáticos previnem que um acidente sério aconteça com patrimônios empresariais, residenciais e até previnem que as pessoas sejam prejudicadas em caso de um incêndio.
A decisão de instalar um sistema de chuveiros automáticos pode acontecer em dois momentos, no momento da construção de um novo empreendimento ou em edifícios já existentes.
A similaridade entre as duas situações é a mesma: a proteção está garantida. Porém, a proteção é eficiente quando os sprinklers não apenas são instalados, mas que mantém uma manutenção constante e o sistema tem certificação.
O que pode acontecer com sprinklers não certificados?
– Derretimento: alguns modelos de sprinklers não certificados, normalmente importados da Ásia, utilizam o zamac* na construção do corpo devido ao seu menor custo quando comparado ao latão.
*Zamac: liga metálica formada basicamente por zinco (Zn), alumínio (Al), magnésio (Mg) e Cobre (Cu). Estes quatro elementos formam a base que dá nome à liga metálica. Em geral este tipo de liga possui mais de 90% de zinco (Zn) e menos de 4% de cobre (Cu). Normalmente ao esmerilhar ou lixar a superfície de um corpo de sprinkler construído em zamac, aparecerá sob o acabamento um metal bem mais claro que o latão.
– Entupimento: a maior parte dos sprinklers sem certificação usam O-Ring de borracha. A ação do tempo sobre o elastrômetro (borracha) pode derreter e colar o obturador no corpo do sprinkler, fazendo com que o orifício de descarga de água fique obstruído.
– Falhas em caso de uso: Como a resposta ao fogo deve ser em até 30 segundos, ter sprinklers que não funcionam ou operam fora dos padrões da Norma, comprometem totalmente a segurança de pessoas e patrimônios. Se operar sem incêndio, o piso inunda causando estragos desnecessários e deixa o sistema inoperante, ou seja, sem proteção até que tudo seja reparado e o sistema seja reiniciado da forma correta.
Quais são as principais certificações que os chuveiros automáticos podem ter?
No Brasil, os órgãos fiscalizadores são: ABNT e ULBR. Nos Estados Unidos e na maioria dos países, as principais certificadoras são FM Aproved e UL Listed.
A Skop tem chuveiros automáticos certificados
A marca brasileira SKOP fornece sprinklers com certificado ABNT. Os produtos da SKOP possuem a Certificação FM e ULBR.
A empresa possui um modelo único de padrão internacional, o JCR
Para conhecer os nossos sprinklers, acesse aqui.
Muito importante ter esses conceitos que fazem a diferença na hora de utilizar um sistema de sprinklers.