NOTÍCIAS & EVENTOS

21 de fevereiro de 2017 / Por / 5 Comentários

Como os sprinklers são ativados?

O bulbo se rompe quando atinge a temperatura indicada pela cor do sprinkler. O tempo que demora antes de um bulbo quebrar depende da temperatura do incêndio.

sprinklers ou chuveiros automáticos

A preocupação com a segurança é prioridade para a SKOP, que é a única fornecedora de chuveiros automático que tem certificado ABNT, FM e ULBR.

Com modelos exclusivos e personalizados, a empresa tem modelos para resposta padrão, resposta rápida, decorativos, de cobertura estendida, estocagem, modelos especiais, entre outros. Você pode ver todos os modelos clicando aqui.

Para que servem os sprinklers?

Reliable F1 sprinkler

Preparado para agir rapidamente na presença de chamas em um ambiente fechado, o sprinkler descarrega água de acordo com uma alta temperatura do local. Um sistema de chuveiros automáticos é uma das principais e mais importantes formas combater um incêndio, que pode causar danos irreversíveis para o patrimônio e para vidas humanas.

Por dentro de um sprinkler

Também chamado de chuveiro automático, um sprinkler possui um bulbo de vidro sensível ao calor. Essa ampola de vidro age como um tampão que impede que a água escoe até que a temperatura ambiente em redor do aspersor atinja a temperatura de ativação. Assim, apenas os aspersores perto do fogo funcionarão. A ativação do equipamento vai fazer menos danos causados pela água do que um jato de mangueira (que fornecem cerca de 900 litros por minuto).

Assista ao vídeo do Bombeiro Civil sobre os sprinklers.

Tipos de instalação de sprinkler

Parece simples, mas quando se trata de instalação de um sistema e chuveiros automáticos, existem várias formas de implementação.

-Tubulação molhada
-Tubulação seca
-Sistema de dilúvio
-Sistema de pré-ação
-Sistema de aspersão de água e espuma
-Spray de água
-Sistema de névoa de água

Atenção: Consulte um profissional para saber a forma mais adequada de instalação de um sistema de sprinkler no ambiente desejado

Como os sprinklers são ativados?

Cada sprinkler possui uma cor no bulbo. As cores são utilizadas para diferenciar a ação de cada produto de acordo com a sua temperatura máxima antes de ser ativado. A maioria dos sistemas instalados hoje são projetados usando uma abordagem de acordo com a área e densidade.

tabela-sprinkler

O bulbo se rompe quando atinge a temperatura indicada pela cor do sprinkler. O tempo que demora antes de um bulbo quebrar depende da temperatura do incêndio. O tempo de resposta tem valores entre 15 e 30 segundos. Considerando que um incêndio ganha potência máxima entre 1min e 4min, o sprinkler garante o alargamento desse tempo para mais de 30min, tempo confortável para que os bombeiros cheguem para concluir a supressão total do incêndio.

tabela sprinkler 2

Se interessou pelos chuveiros automáticos? Entre em contato com a SKOP clicando aqui.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

5 Comentários

  • Fátima Freitas zainun disse:

    Prezados Senhores …Poor favor …gostaria saber em que condições um sprinkler uuuogi soltaria agua sem romper a capsula e inundaria salas de um andar do prédio e danificaria teto gesso e paredes e moveis e ate queimaria o elevador… Por que aconteceu isso em uma inspeção ?

  • Felipe Decourt disse:

    Prezada Fátima, a primeira pergunta é: o sprinkler é certificado? As certificadoras reconhecidas para esse tipo de certificação, mais aplicadas no Brasil, são: ABNT, ULbr, FM.
    Sobre os sprinklers certificados podemos afirmar que são testados em mais de 15 ensaios diferentes, sendo que alguns deles submetem o sprinkler a pressões 3 a 4x maiores que as pressões normais de uma instalação. Os objetivos são verificar a resistência à ruptura do elemento sensível (bulbo) e qq tipo de micro vazamento. Desta forma, um sprinkler certificado só romperia se, na instalação, o mesmo for rosqueado pelo braço e não pelo que chamamos de ‘sextavado’, local feito para a chave de fixação encaixar. Já vimos isso acontecer várias vezes e essaa força de torção nos braços empena todo sistema de fechamento do bico, desabilitando o sprinkler para uso e anulando toda a garantia técnica que uma certificação confere ao mesmo.
    Sprinklers NÃO certificados não são ensaiados, portanto, pode dar todo tipo de problema como vazar, romper sem calor, não romper com calor, etc.
    Qq dúvida, não hesite em nos contactar. Att.

  • Alexandre Camargo disse:

    Srs. Obrigada pelas orientações, mas seria importante orientar que, o que faz com que a ampola se rompa seria a expansão da bolinha dentro do bulbo e o tipo do líquido que contém a ampola, isto porque … as pessoas estão comprando bicos chineses com água tingida acreditando que está ampola irá romper no tempo certo conforme a cor do bulba obrigado Eng. Alexandre

  • FELIPE DECOURT disse:

    Ótimo comentário, Alexandre! Nessa matéria, em especial, nosso foco era mostrar a operação do sprinkler e suas variáveis em temos de funcionamento geral. De qq forma, essa abordagem dos bulbos (ou elementos termosessíveis) é um gancho muito bom para uma nova matéria somente sobre a qualidade, certificação e cuidados com bulbos de vidro!

  • LUIZ FERNANDO disse:

    Uma dúvida
    Quando o bulbo rompe há com repara-lo ou somente trocando o conjunto?

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: