NOTÍCIAS & EVENTOS

9 de junho de 2016 / Por / 2 Comentários

Prevenção e as principais causas de incêndios

O princípio deste incêndio, pode ter os mais variados motivos. Veja neste artigo as três principais causas de incêndios e previna-se.

Prevenção e as principais causas de incêndios

Quando acontece um incêndio em edifícios comerciais (Shoppings, por exemplo), residenciais, industriais, armazéns, entre outros, o princípio deste incêndio, pode ter os mais variados motivos. Desde um simples acidente ou descuido, até uma ação proposital. Em geral, os incêndios ocorrem devido a três causas distintas: Naturais, acidentais ou propositais criminosas.

As três principais causas de incêndio

1 – Causas Naturais

Ocorrem devido à ação da natureza ou em casos onde ocorre o início do incêndio sem a necessidade de contato com uma fonte externa de calor. Entre as principais causas estão:

  • Descargas Atmosféricas (Raios);
  • Combustão espontânea de fibras de algodão, produtos químicos ou pólvora;

2 – Causas acidentais

Geralmente, ocorrem em consequência de negligência, imprudência ou imperícia. Entre as principais causas estão:

  • Eletricidade: Mau contato, curto circuito, sobrecarga de circuitos. Na maioria destas situações, pode ocorrer o aquecimento dos circuitos, provocando as chamas.
  • Cigarro, Velas, Palitos de fósforo, Balões, Fogos de Artifício, Vazamento de líquidos inflamáveis e gás de cozinha, entre outros.
  • Convergência luminosa: Efeito gerado, quando a luz do sol ao passar por uma lente convergente, se “concentra” em um único ponto, provocando aquecimento e possibilitando a combustão do material submetido ao aquecimento. Alguns incêndios em florestas podem ser causados através deste efeito, quando recipientes de vidro são descartados na natureza.

3 – Causas criminosas

Quando existe a ação intencional do ser humano que envolve dolo, ou seja, intenção de causar o incêndio. Desta forma, algumas das causas listadas como acidentais, podem vir a ser a forma utilizada para se provocar um incêndio criminoso.

Estudos e levantamentos de órgãos oficiais, brasileiros, mostram que entre as principais causas de incêndio estão:

  • Problemas em instalações e equipamentos elétricos;
  • Negligência, incluindo a ação de fumantes (“guimbas” de cigarro e palito de fósforos mal apagados)
  • Incêndio criminoso;

Os mesmos levantamentos mostram que no Brasil, mais de 50% das causas de incêndio, não são identificadas. São consideradas como “Outras causas” (DUARTE; RIBEIRO ; 2008; P.359). Esta dificuldade na identificação pode estar relacionada à falta de manutenção no sistema de proteção por sprinklers, já instalado e que deveria funcionar corretamente ou simplesmente pela inexistência do mesmo. Do contrário, os princípios de incêndios seriam combatidos com mais eficácia, facilitando a investigação e possibilitando a tomada de medidas preventivas mais eficazes. Sistemas de proteção contra incêndios por spriklers, também tem grande impacto na diminuição dos valores de seguros patrimoniais, sem falar da proteção do patrimônio propriamente dito e especialmente das vidas humanas envolvidas no processo.

Extintores de incêndios x Sprinklers: vantagens

É possível prevenir um empreendimento contra possíveis incêndios utilizando inúmeros “guardiões”, entre eles: extintores de incêndio e sprinklers.

Os extintores de incêndio são eficazes, mas é importante lembrar que eles são manuseados por humanos. Logo, devem existir pessoas treinadas para usá-los na hora da emergência.

Já os sprinklers, acionam automaticamente a uma temperatura determinada em projeto e evitam o alastramento do fogo no momento de perigo. Eles (os sprinklers) “chegam” muito antes que a brigada de incêndio ou até mesmo o Corpo de Bombeiros, pois em geral, podem acionar em até 30 segundos após o início do incêndio, dependendo da aplicação e das características técnicas do sprinkler.

É importante que, tanto os extintores de incêndio quanto os sistemas de chuveiros automáticos, tenham qualidade garantida, bem como as devidas certificações. Também devem passar por manutenção periódica regular, realizada de prioritariamente, por empresa capacitada.

Os Corpo de Bombeiros brasileiros possuem regulamentos técnicos próprios e que devem ser seguidos em conjunto com as recomendações normativas que variam para cada estado. Para lembrar: o número de telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.

Dê preferência para as marcas de qualidade e com certificação

Com tradição brasileira na fabricação de chuveiros automáticos e com padrão internacional de excelência, a SKOP é uma empresa que preza pela qualidade dos seus mais de 240 modelos de sprinklers. Consulte agora mesmo nosso departamento comercial.

Fale com a Skop

Telefones: (21) 3147.7777 / (21) 98132.0182

Se preferir, clique aqui para entrar em contato pelo site.

Qualidade e prevenção em primeiro lugar. Prefira a vida.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

2 Comentários

  • Mônica Rita DI Rienzo Gândara Orlando disse:

    O e-book tem me ajudado bastante no meu aperfeiçoamento na área. Como é utilizada uma linguagem simples e não técnica, é capaz de atingir o público alvo , além de permitir que o cliente opine sobre o conteúdo e sane suas dúvidas.
    Hoje em dia, o marketing digital tem produzido bons resultados, possibilitando o conhecimento dos produtos.
    Acredito que o ambiente online pode proporcionar e gerar excelentes resultados, além de permitir a prospecção ativa de novos clientes.
    Estou gostando e aproveitando muito.
    Parabéns!

  • PLINIO PEREIRA COTTINOI disse:

    Muito esclarecedor o e-book. Material muito bom sobre o funcionamento e tipos de Sprinklers. Gostei muito, parabéns a SKOP..

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: