NOTÍCIAS & EVENTOS

4 de maio de 2016 / Por / 0 Comentário

A importância da conservação e manutenção de Sprinklers

Mesmo que eles estejam instalados corretamente, é importante manter um cuidado essencial: A manutenção periódica do sistema. Não basta instalar!

A importância da conservação e manutenção de Sprinklers

Quando uma empresa decide instalar um sistema de sprinklers, já se sabe que a decisão correta foi tomada. Afinal, um sistema de chuveiros automáticos previne que um incêndio se alastre pelo local, preservando assim o patrimônio e também as vidas humanas. Os sprinklers são os primeiros que “chegam ao local” do incêndio. Antes mesmo dos Bombeiros!

Sprinklers de qualidade (certificados) não tem um prazo de validade determinado, contudo a norma brasileira ABNT NBR10897:2014, no item C.4.1, determina uma periodicidade máxima para a execução de testes em amostras retiradas da instalação. Temos noticias de sprinklers, instalados a cerca de 30 anos, em sistemas que ainda estão em pleno funcionamento. O que vai garantir a funcionalidade, não só do sprinkler, mas também de todo o sistema de combate, são as condições de conservação e periodicidade de revisão do sistema.

Uma decisão importante que pode fazer toda a diferença e garantir o bom funcionamento dos chuveiros automáticos instalados no seu empreendimento, começa por um bom planejamento de manutenção/revisão periódica.

Mesmo que eles estejam instalados corretamente, é importante manter um cuidado essencial: A manutenção periódica do sistema. Não basta instalar!

O gestor do empreendimento deve contratar uma empresa especializada, capaz de executar todos os procedimentos preventivos em um sistema de chuveiros automáticos. Isto inclui, além da manutenção do sprinkler, a manutenção da tubulação e bombas do sistema. Se possível, entre em contato com a mesma empresa que fez a instalação. É fundamental ter em mãos todo o acervo técnico do sistema.

Segurança em primeiro lugar

Fazer a manutenção de um sistema de sprinklers é tão importante quanto fazer a manutenção de um elevador, por exemplo. Para garantir o bom desempenho do sistema de sprinklers, assim como sua longevidade e prevenção de falhas, faça manutenção periódica!

Orientações práticas

  • Não limpe os sprinklers com sabão e água, amônia ou qualquer outro fluido de limpeza. Apenas retire a poeira utilizando escova macia ou uma suave aspiração.
  • Troque os sprinklers que, porventura, tenham sinais de corrosão, vazamentos, ou ainda, pintura diferente da original de fábrica e/ou apresentem sinais de torção, quebra ou qualquer outro esforço mecânico. O item 6.1.2.2 da NFPA 13, orienta que sprinklers “recondicionados”, ou seja, retirados de uma instalação, não podem ser reaproveitados em outras instalações existentes ou ainda em instalações novas.
  • Verifique se há sprinklers obstruídos por armazenagem, redes de dutos ou construções;
  • Ao menos a cada cinco anos realize uma inspeção interna completa da tubulação. Verifique os componentes internos de acordo com as recomendações do fabricante, inclusive: Filtros de linha, Gaxetas, Orifícios de restrição e Integridade mecânica das peças móveis;
  • Realize investigações por lavagem da tubulação. O propósito deste procedimento é remover crostas, sedimentos e quaisquer outras obstruções que possam ter sido acumulados na tubulação de sprinklers;
  • Verifique também as condições de conservação e funcionamento das bombas e demais dispositivos do sistema.

Literaturas de referência

  • NFPA 25 – Standard for the Inspection, Testing, and Maintenance of Water- Based Fire Protection Systems.
  • Guia de bolso para inspeção, teste e manutenção de equipamentos de proteção contra incêndio da FM Global;

Nossa empresa

A SKOP é a maior empresa da América Latina fabricante de chuveiros automáticos e já forneceu mais de dez milhões de sprinklers no Brasil. Além de ser uma referência em qualidade e ter um de seus modelos, o JCR, com qualidade de padrão internacional.

Instalar sprinklers certificados, é a garantia de funcionamento em caso de necessidade!

Para saber mais, entre em contato com a SKOP pelo telefone ou pelo nosso formulário de contato.

Telefones:
(21) 3147.7777
(21) 98132.0182

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: