Desde sua fundação, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB) definiu como um de seus objetivos principais de atuação contribuir com a modernização das normas técnicas sobre sprinklers utilizadas pelos profissionais de proteção contra incêndio no Brasil.
O ISB defende que a existência de normas técnicas atualizadas e de qualidade é um dos fatores essenciais para que os sistemas de sprinklers sejam projetados, instalados e mantidos adequadamente. Esse trabalho tem sido realizado na Comissão de Estudos de Chuveiros Automáticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-24).
“É o caso da NBR 10897, que fixa as condições mínimas exigíveis para projeto, cálculo e instalação de sistemas sprinklers, bem como determina as dimensões e adequação do abastecimento de água para o suprimento exclusivo destes sistemas. “Esta é a norma brasileira mais importante sobre o assunto. Com a revisão atual, que entra em consulta pública nos próximos dias, tornam-se obrigatórios vários ensaios para o comissionamento de novas instalações, assim como os procedimentos de inspeção e manutenção de sistemas existentes”, afirma o diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB) e coordenador da comissão de estudos da ABNT/CB-24 responsável pela norma, Marcelo Lima.