NOTÍCIAS & EVENTOS

29 de janeiro de 2014 / Por / 0 Comentário

Registros de incêndio tem aumento de 45% em 2013

O número de incêndios estruturais registrados pelo monitoramento diário de notícias que é realizado pelo Instituto Sprinkler Brasil (ISB)aumentou em todo o Brasil.

Skop Logo

Instituto Sprinkler Brasil

Em 2013, o Instituto Sprinkler Brasil deu continuidade ao monitoramento diário de notícias sobre os chamados ??incêndios estruturais?, ou seja, aqueles que ocorreram em diversos tipos de locais construídos e que poderiam ter sido contornados com o uso de sprinklers. ? o caso de instalações industriais e comerciais, depósitos, bibliotecas, escolas, hospitais, hotéis, entre outros.

Dentre os incêndios estruturais, só não foram contabilizados os incidentes que ocorreram em residências. Os incêndios florestais também ficaram de fora dos registros. No total, foram encontradas notícias referentes a 1095 incêndios, uma média de 91 ocorrências noticiadas por mês.

Análise das estatísticas dos incidentes noticiados pela imprensa mostra que o Rio Grande do Sul foi o Estado que teve maior crescimento nos incêndios reportados na comparação com 2012.

O Estado do Rio Grande do Sul superou o Rio de Janeiro nos registros noticiados em 2013 em comparação com 2012. O Estado também teve uma diferença maior para o quarto lugar (Paraná em 2012, Rio de Janeiro em 2013), o que pode ser explicado pela ocorrência da tragédia da boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria. ??Esse
grande incêndio pode ser considerado uma explicação para o aumento expressivo de notícias no Rio Grande do Sul em relação aos demais estados brasileiros, pois causou um grande impacto em todo o país, despertou mais atenção para o assunto e provocou engajamento por parte de autoridades e da sociedade civil?, afirma Marcelo Lima, diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil.

As pesquisas também indicam que em todos os Estados foi encontrada ao menos uma reportagem sobre uma ocorrência local, o que não ocorreu em 2012, quando não foram registradas notícias sobre incêndios no Acre e
no Amapá. A quantidade de incêndios reportados em São Paulo segue expressivamente maior do que nas demais unidades federativas, assim como notado no ano anterior. No entanto, deve-se destacar que essa diferença pode ser explicada pela forma como a imprensa de cada Estado cobre o assunto.
A disposição das unidades federativas com mais notícias sobre incêndios também mostrou mudanças. As alterações mais significativas foram Goiás subir da 14ª para a 9ª colocação e o Rio Grande do Sul superar consideravelmente o Rio de Janeiro em registros sobre esse tipo de incidente.

A iniciativa do Instituto Sprinkler Brasil de monitorar os incêndios noticiados pela imprensa é uma forma de entender minimamente o que ocorre no Brasil em relação a incêndio. ??A falta de divulgação dos dados oficiais por parte dos Corpos de Bombeiros dos Estados é um grave problema que impacta na formulação de políticas públicas sobre o assunto no País?, pondera o diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil, Marcelo Lima.
De acordo com Lima, a falta de conhecimento desses dados não permite definir um parâmetro sobre as mortes ocorridas na boate Kiss, por exemplo. ??? evidente que a perda de 242 vidas em um único evento é uma grande tragédia, mas ainda assim não conseguimos entender o que isso representa no número total de vítimas de incêndio no Brasil por ano?, explica.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×