NOTÍCIAS & EVENTOS

30 de março de 2021 / Por / 0 Comentário

Aplicação de sprinklers em estocagem frigorificada: o que você precisa saber sobre isso

A aplicação de sprinklers em estocagem frigorificada merece alguns cuidados especiais, conforme especialistas parceiros da Skop. Leia este artigo e saiba mais!

Sprinkler em estocagem frigorificada

Os sistemas de proteção e combate a incêndio são indispensáveis em todos os projetos da construção civil. Dessa forma, é válido dizer que a preocupação não é apenas em edificações residenciais. Indústrias, comércios e muitos outros segmentos do mercado devem prestar atenção a esse item importante e eficaz para a segurança das pessoas, do patrimônio e para a continuidade das operações. Por isso, hoje daremos destaque à aplicação de sprinkler em estocagem frigorificada.

Esse local é de grande importância para a refrigeração correta de alimentos que deterioram com facilidade, como carnes e sorvetes. Então, se você quiser entender melhor sobre o assunto, continue esta leitura. Trouxemos informações importantes, fornecidas por profissionais especialistas da área de sprinklers e segurança contra incêndio. Confira!

Sprinkler em estocagem frigorificada: veja o mais usado

É muito importante fazer a escolha e instalação correta do chuveiro automático. Isso porque cada um é indicado para uma área em específico. A identificação de qualquer recomendação considera alguns fatores, tal como: a classificação correta do risco de incêndio no local, que pode ser consultada na norma ABNT NBR10897:2020.

Em câmaras frigoríficas, que são ambientes sujeitos ao congelamento, existe a possibilidade de aplicação dos sistemas de tubulação seca, especialmente o sistema de pré-ação, onde, salvo algumas exceções, se utilizam sprinklers “comuns”. Outra opção possível é a utilização de sistemas inundados associados aos sprinklers do tipo seco (dry sprinkler). Esse é um chuveiro automático fixado a um niple de extensão.

Seu funcionamento é semelhante ao dos demais modelos de sprinklers. Ou seja, é ativado quando o elemento termossensível for aquecido, liberando a água no ambiente em perigo. A diferença é que o sprinkler do tipo dry, usado em estocagem frigorificada, possui um selo em sua extremidade de entrada, que está interligado ao elemento termossensível (bulbo de vidro) através de uma haste que passa no interior do niple. Portanto, a água só adentra em seu interior e é projetada sobre a área protegida quando houver o aquecimento e rompimento do bulbo.

Porém, na hora de realizar a instalação de um sprinkler do tipo dry em estocagem frigorificada, algumas recomendações devem ser levadas em conta. Na sequência, você confere o que nossos parceiros consideram indispensáveis nessa situação.

Orientações práticas para a instalação de dry sprinklers segundo especialistas

Assim como na aplicação de outros chuveiros, a temperatura, o fator k, tempo de resposta e outros fatores devem ser analisados. Porém, no caso dos sprinklers do tipo dry (seco), a definição do comprimento do tubo do niple e a eficaz vedação do furo, por onde passa o sprinkler, são fundamentais para a correta especificação e instalação do equipamento. Entre outras coisas, estas questões foram abordadas por alguns profissionais renomados, em um bate-papo virtual, dividido em vários capítulos. Em um dos vídeos, os parceiros da Skop comentam sobre o uso dos sprinklers em estocagem frigorificada.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Na conversa, Raphael Junior, da Danger Soluções Contra Incêndios, diz que o chuveiro tipo seco permite manter a água na temperatura ideal. Também, possui um distanciamento correto para que o equipamento possa alcançar a área que precisa, na câmara. Para ele, “uma das maiores importâncias é a forma de instalação e vedação do sprinkler em estocagem frigorificada”.

Tanto que ele aponta que o principal problema é o fechamento de passagem do bico do chuveiro. “Como existe uma diferença de temperatura muito grande na câmara e do lado de fora, tem uma condensação. Se não tiver uma vedação nessa área, a água escorre e forma uma estalactite de gelo em volta do bulbo do bico”. Dessa forma, quando isso ocorre, o bico do chuveiro fica sob a crosta de gelo, impossibilitando a sua atuação.

congelado

Como mencionamos anteriormente, o bico dry é um dos sprinklers mais indicados para estocagem frigorificada. Porém, segundo João Carlos Wollentarski Jr, um dos principais projetistas de sistemas de chuveiros automáticos do Brasil, essa não é a solução para tudo! Para ele, deve-se ter muito cuidado e atenção porque o congelamento do bico do dispositivo é bastante recorrente nesses ambientes. Em alguns casos, há dezenas de equipamentos instalados em uma câmara enorme, porém, apresentando esse impasse. E isso, potencialmente, pode gerar o colapso do teto, onde fica o acúmulo da água condensada.

A FM Global possui um data sheet chamado Refrigerated Storage, que limita em até 20 bicos dry pendent em uma instalação em câmara”, relata o especialista. Assim, a seguradora americana não indica o uso acima desse número, pois pode haver complicações no teto do local. Ainda, de acordo com o projetista, há outras alternativas no mercado, além desses bicos. O dry sprinkler deve ser utilizado em aplicações muito específicas, como pequenas câmaras e não de forma generalizada. Uma solução para sistemas que requeiram maior número de sprinklers é a utilização de sistemas de pré-ação.

Como você viu, aplicar um sprinkler em estocagem frigorificada requer alguns cuidados especiais para que se defina a melhor solução técnica. Então, na hora de executar o seu projeto, não se esqueça de contar com projetistas especialistas que saberão a melhor recomendação para o seu espaço. Também, sempre utilize dispositivos certificados para evitar falhas durante o combate às chamas, quando necessário.

Continue acompanhando o nosso site! Cada vez mais, estamos buscando informações pontuais para compartilhar com você. Assim, podemos ajudá-lo a saber mais sobre segurança, combate a incêndios e, claro, sobre sprinklers.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×