NOTÍCIAS & EVENTOS

11 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Aplicação de sprinklers em galpão de reciclagem

Tema 17: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação de sprinklers em galpão de reciclagem

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

41) Qual o melhor encaminhamento para dimensionar um sistema de proteção para um galpão que realiza reciclagem de resíduos, com pé direito de 5,00m e telhado em fibrocimento, onde exista ainda a possibilidade de combustão espontânea após término do expediente, pois trabalha com trituração de materiais que são destinados à queima em fornos de empresas produtoras de cimento?

Neste caso, o principal ponto a ser investigado é sobre o tipo de material manuseado no galpão. A NFPA possui norma para vários produtos especiais. Pode ocorrer o caso que a proteção prevista em Norma não utilize apenas o sprinkler ou, ainda, que nem mesmo se adote o sistema de sprinkler. O encaminhamento mais certeiro é que o projetista obtenha a informação técnica sobre o produto a ser manuseado, verificar se existe alguma Norma da NFPA sobre o assunto e, posteriormente, definir o sistema(s) a ser adotado.

 

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×