NOTÍCIAS & EVENTOS

8 de março de 2020 / Por / 2 Comentários

Aplicação em galpão com teto em arco, altura máxima de 12m e armazenamento de material plástico

Tema 20: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação em galpão com teto em arco, altura máxima de 12m e armazenamento de material plástico

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

44)Qual a solução possível para instalação de um Sistema de Sprinkler em galpão com as seguintes características: teto em arco com altura máxima de 12m, armazenamento de material plástico em granel embalado em big bags ou caixas de papelão, carga de incêndio alta e a altura das pilhas (blocadas) com no máximo 5m?

Uma das opções seria a instalação de sprinklers K360 (K25-US) sob a estrutura metálica do teto, porém devido à grande vazão desse tipo de sprinkler, o sistema seria bem mais dispendioso para ser instalado.

Outra opção é o rebaixamento de teto para cerca de 7,50m; nesta opção seria permitido trabalhar com sprinklers de K11 ao K25. Desta forma haveria economia no valor do sprinkler, porém o tamanho do reservatório de água possivelmente seria maior, em função de se estar trabalhando com sprinklers de fator K menor e devido a isso o tempo de atuação do sistema ser mais elevado. A melhor configuração para o rebaixamento com pé direito de 7,5m, é a utilização do sprinkler K25EC, pois desta forma haverá diminuição considerável do tamanho da reserva técnica de água.

Obs.: As considerações tiveram como base a tabela 3 do Data Sheet 8-9 da FM Approvals.

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado
Compartilhe:

2 Comentários

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×