NOTÍCIAS & EVENTOS

21 de novembro de 2018 / Por / 0 Comentário

SKOP fornece sprinklers modelo B-11 para a planta São Bernardo do Campo da Mercedes-Benz do Brasil

A linha de sprinklers modelo B-11 é amplamente indicada para aplicação em indústrias e em galpões de armazenamento com algumas características específicas. No caso da Mercedes, a linha B-11 foi amplamente indicada pois pode ser aplicada em indústrias e em galpões de armazenamento com algumas características específicas.

SKOP fornece sprinklers modelo B-11 para a planta Sao Bernardo do Campo da Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz iniciou sua operação no Brasil com a fábrica em São Bernardo do Campo em 1956. Contando com mais duas plantas produtivas atualmente, uma em Juiz de Fora-MG e outra em Irecemápolis-SP, em 2017 a empresa alemã realizou a atualização do seu sistema de proteção contra incêndio na unidade de São Bernardo, tendo escolhido a Skop como a fornecedora dos Sprinklers para o sistema.

Novos investimentos na Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz é a mais antiga marca de carros e caminhões alemã. A marca também desenvolve motores para competições, como a Fórmula 1. A fábrica de São Bernardo do Campo, no Brasil, é a maior planta da Daimler fora da Alemanha e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus, cabinas e agregados, como motores, câmbios e eixos. No local são fabricados os caminhões das famílias Atego, Atron e Axor.

A montadora alemã está destinando um total de R$ 730 milhões em investimentos para as duas fábricas brasileiras de veículos comerciais. Na unidade de São Bernardo do Campo, interior do estado de São Paulo, os investimentos serão revertidos para a construção de novas linhas de produção de caminhões agregados a mudanças de infraestrutura da fábrica como o prédio 3140 e os seus anexos. A Mercedes busca com isso aumentar a competitividade, a flexibilidade e a sinergia por meio de mudanças estratégicas e de estruturas nas duas unidades.

Os Sprinklers B-11 da Skop

A linha JCR da Skop, lançada em 2012, é até hoje o único Sprinkler do mercado com as três certificações principais reconhecidas no Brasil: ABNT, UL e FM. Contudo, ainda havia a demanda no mercado por Sprinklers de coeficientes maiores, como era o caso da fábrica da Mercedes.

Pensando nisso, em 2018, a Skop lançou a linha B-11, que segue o mesmo padrão dos chuveiros tri-certificados, porém com coeficiente de descarga K160 (K11-US). A nova linha já é produzida com base nos padrões da norma ABNT NBR16400:2018 e, portanto, já “nasce” certificada pela ABNT e ULbr.

A linha B-11 segue o padrão técnico do modelo que possui a certificação FM, é fabricado na mesma linha de montagem e está sob o mesmo rigor do sistema de gestão da qualidade auditado através dos requisitos da ISO9001:2008.

Com isso, boa parte das características técnicas, já certificadas pela FM, foram mantida, são elas:

  • Liga de latão utilizada na construção do corpo;
  • Mesmo modelo de defletor e de obturador;
  • Mesmo elemento termossensível (bulbo);
  • Mesmo elemento de vedação (belleville);
  • Padrão de rosca de conexão.

Contudo, algumas alterações foram necessárias para atender ao novo projeto na Mercedes. Essas mudanças são mais perceptíveis nos braços de sustentação, sendo:

  • Ligeiro deslocamento lateral da base de fixação ao sextavado, justamente para viabilizar a usinagem do orifício interno (mais largo que o do K115) sem comprometer a resistência física do corpo;
  • Alteração do design para evitar o alojamento de peças móveis durante a ativação do Sprinkler;
  • Aumento do comprimento para viabilizar a correta distribuição de água.

Papel da SKOP na obra de São Bernardo do Campo

Inicialmente, em 2017, a SKOP forneceu 5200 sprinklers modelos JCR que atendem às normas internacionais e nacionais solicitadas em projetos. Agora, em 2018, serão mais 355 peças do modelo B-11 fornecidos para a empresa.

A linha B-11 é amplamente indicada para aplicação em indústrias e em galpões de armazenamento com algumas características específicas. No caso da Mercedes, a linha B-11 foi amplamente indicada pois pode ser aplicada em indústrias e em galpões de armazenamento com algumas características específicas.

Segundo Phillip Schiemmer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina, os investimentos fortalecem o desenvolvimento econômico da marca de forma sustentável para o futuro, sendo o maior programa de investimentos do país para veículos comerciais.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: